Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Museus

Casa da Morna Sodade

Horário

3ª a 6ª feira: das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 | Sábado: das 9:00 às 13:00 | Encerrado às 2ª feiras, domingos e feriados.

Bilheteira

Bilhetes: 100$00 para nacionais e 200$00 para estrangeiros | Isenções: crianças até 12 anos, estudantes e idosos (nacionais)

Contacto para reserva

(+238) 2623385/ 2358437 / 5820668 | E-mail: nospatrimonio@gmail.com

Localização

Praia Branca, Tarrafal de São Nicolau

Tutela

Instituto do Património Cultural

Direção dos Museus

Aleida Aguiar

Coordenação técnica

Sandra Marília Rodrigues

Partilhar

Casa da Morna Sodade

A Casa da Morna Sodade, resulta de uma parceria entre o Município de Tarrafal de São Nicolau e o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através do Instituto do Património Cultural- IPC, em decorrência de um processo de dinamização da morna na localidade de Praia Branca onde nasceu a morna sodade.

A implementação deste espaço encalça o contributo do “Sodade, Festival d´Morna” iniciado em 2013, para homenagear Armando Zeferino Soares, autor, legal, da morna sodade e que culminou na aquisição e reabilitação da casa do falecido músico pela Câmara Municipal. A morna é o gênero mais representativo do contexto cultural das ilhas, reconhecida pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.

Por conseguinte este espaço visa contribuir para a promoção, preservação e interpretação desta prática social e cultural do país, conforme os princípios do Plano de Salvaguarda entregue à UNESCO como parte do processo de Candidatura.

A Casa da Morna Sodade apresenta-se com um espaço de referência para o conhecimento e fruição da morna através de um percurso que enaltece as vivências do cabo-verdiano na inspiração, surgimento e evolução deste gênero identitário, enobrece a localidade de Praia Branca onde nasceu sodade que conquistou os palcos do mundo.

O discurso expositivo realça, ainda, a sua inscrição na lista do Património Imaterial da Humanidade, que consagra o seu valor universal excecional e abre novas possibilidades de projeção.

Sinta-se convidado a fazer esta visita de sodade e haurir a morna como parte da cabo-verdianidade em toda a sua dimensão.

Outros Museus

Museu da Tabanca

O Museu da Tabanca, que havia sido inaugurado em fevereiro de 2000, no Centro Cultural/Museu da Tabanca na cidade de Assomada, foi transferido em 2010

Saber Mais

Museu do Sal

A ideia da criação do museu surge da necessidade de valorização e promoção da memória histórica e cultural da ilha do Sal. O projeto foi desenvolvido e implementado numa parceria entre…

Saber Mais

Museu do Mar

Em 2013 o Instituto do Património Cultural dá início ao projeto de instalação do Museu do Mar no edifício Réplica da Torre de Belém. O processo começou com a recolha…

Saber Mais