Museus

Museu do Campo de Concentração do Tarrafal

Horário

Terça a domingo das 9:00 às 17:00

Bilheteira

200$00 | Isenções: crianças até 12 anos, estudantes e idosos | Entrada livre: 18 de abril, 18 de maio e 18 de outubro

Contacto para reserva

(00238) 3566168 | email: nospatrimonio@gmail.com

Localização

Chão Bom

Tutela

Instituto do Património Cultural

Direção dos Museus

Ana Samira Silva

Coordenação técnica

Aleida Aguiar

Partilhar

Share on email
Share on facebook

Museu do Campo de Concentração do Tarrafal

O Museu do Campo de Concentração do Tarrafal, foi inaugurado em 2000, com o objetivo de preservar e perpetuar parte da memória histórica do período salazarista e das lutas pelas independências das ex-colónias portuguesas em África (Angola, Guiné Bissau e Cabo Verde).

A musealização do Campo passou por três fases distintas:

Numa primeira fase, de 2000 a 2009, o museu tinha apenas uma sala de exposição, a antiga secretaria do Campo, onde aos visitantes eram facultados a possibilidade de ter informações relativas à 1ª fase do funcionamento da Colónia Penal de Cabo Verde e dos presos políticos portugueses dos anos trinta a cinquenta e muito pouco sobre os presos africanos, dos anos sessenta e setenta e quatro.

Na 2ª fase, inaugurada a 1 de maio de 2009, na sequência do simpósio sobre “Tarrafal”, o museu passou a ter dois espaços expositivos, um destinado à Colónia Penal de Cabo Verde (1936-1954) e um outro destinado ao Campo de Trabalho de Chão Bom (1961-1974).

Numa 3ª fase, inaugurado a 20 de janeiro de 2016, fez-se uma redefinição museológica e museográfica abarcando toda a parte externa e interna do Campo, com a criação de um circuito que se inicia desde a “porta de arma”, logo à entrada do Campo, passando pelos anexos existentes e culminando no interior do complexo prisional com os diferentes compartimentos que a compõem.

Visita Virtual (360º)

Localização

Outros Museus

Casa da Morna Sodade

A Casa da Morna Sodade, resulta de uma parceria entre o Município de Tarrafal de São Nicolau e o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através

Saber Mais

Museu da Tabanca

O Museu da Tabanca, que havia sido inaugurado em fevereiro de 2000, no Centro Cultural/Museu da Tabanca na cidade de Assomada, foi transferido em 2010

Saber Mais

Museu do Sal

A ideia da criação do museu surge da necessidade de valorização e promoção da memória histórica e cultural da ilha do Sal. O projeto foi desenvolvido e implementado numa parceria entre…

Saber Mais

Museu do Mar

Em 2013 o Instituto do Património Cultural dá início ao projeto de instalação do Museu do Mar no edifício Réplica da Torre de Belém. O processo começou com a recolha…

Saber Mais