Patromónio Imaterial

São João – São Nicolau

Partilhar
Share on email
Share on facebook

São João – São Nicolau

Em São Nicolau, as festividades de Sanjon concentram-se naa Praia Branca (concelho do Tarrafal). No dia 23, acontece o Desfile de Macela  em que tradicionalmente, as pessoas levam molhos dessa planta endémica à cabeça para fazer a luminária. Mas, hoje é proibida a sua apanha, daí a fogueira ser feita com outros materiais. O dia termina com um baile popular.

Uma referência importante nas festividades é a luminária ou fogueira de S. João que acontece na noite de 23 para 24 de Junho. A lenha para a luminária é preparada e empilhada de cedo e assim que começa a escurecer começa-se a notar clarões em varias parte das localidades aonde se cultiva ainda esta pratica. Quanto mais alta, maior é o prestígio de quem a armou.

Como manda a tradição a pessoa deve saltar a luminária três vezes e no fim fazer um desejo. Geralmente pedem bom ano de chuva, casamento, dinheiro, e muita saúde.

Com a aproximação do dia do santo, um grupo de pessoas devidamente indicado e orientado pelo pároco organiza a cerimónia religiosa, pensando nos mínimos detalhes, desde a decoração da igreja à preparação do santo.

No dia 24, cumpridas as cerimónias religiosas, o povo assiste ao sarau cultural na localidade de Laja, com grupos locais. No dia 25, milhares de pessoas participam no tradicional desfile para Boca da Ribeira, com tamboreiros e coladeiras, culminando com a visita à morada do santo.

São João nas Ilhas de Cabo Verde

São João – Fogo

Na ilha do Fogo, a bandeira de São João é a segunda mais festejada na Cidade de São Filipe, depois de Nhu Sanfilipe. Os preparativos da festa têm início a uma…

Saber Mais

São João -Brava

O Património Cultural Imaterial (PCI) é um conceito relativamente novo no quotidiano do cabo-verdiano. À luz das Convenção da UNESCO para Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, PCI agrega o conjunto…

Saber Mais

Outros Patrimónios

Funaná

O Instituto do Património Cultural no quadro da sua missão, visão e valores tem promovido, divulgado

Saber Mais

Olaria Tradicional

A Olaria tradicional é um projeto que visa analisar, de forma científica, o papel da Olaria, enquanto Património Cultural Imaterial (PCI)

Saber Mais

Tabanca

As festividades da tabanca se iniciam com um conjunto de preparativos que culminam com as atividades no dia do santo patrono do grupo. Na cidade da Praia, os…

Saber Mais

Língua Cabo-verdiana

Conhecida como uma das primeiras línguas surgidas em contexto de contacto linguístico no período dos descobrimentos, a língua cabo-verdiana, designação técnica correta ou crioulo / kriolu como…

Saber Mais