Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Presidente do IPC recebe novo coordenador do Gabinete de Desenvolvimento do Turismo

Presidente do IPC recebe novo coordenador do Gabinete de Desenvolvimento do Turismo

O Presidente do IPC, Hamilton Jair Fernandes, acompanhado da Diretora dos Museus, Ana Samira Silva Baessa e dos arqueólogos e técnicos do IPC Jaylson Monteiro e Carlos Carvalho, recebeu o novo coordenador do Gabinete de Desenvolvimento do Turismo, José Soares, e os técnicos do turismo Cátia Gonçalves e Edison Barbosa.

Para além da apresentação da nova equipa, estiveram na ordem do dia a discussão sobre a possibilidade de criação de novos produtos turísticos, nomeadamente no sector do património subaquático.

Recentemente Cabo Verde ratificou em 2019 a Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Subaquático de 2001 prevendo não apenas a sua proteção, mas também a sua exploração enquanto oferta turística.Para tal, trabalhos como a formação, sensibilização, catalogação e inventariação deste património tem sido realizados no sentido de promovê-lo enquanto produto turístico.

A parceria entre as duas instituições chega num momento oportuno numa altura em que o foco está a ser a concretização do projeto de colocar Cabo Verde no roteiro do turismo do património subaquático a nível da Macaronésia e posteriormente a nível mundial.

Fernandes aproveitou o encontro para socializar o projeto da sinalização das zonas subaquáticas de maior interesse a nível cultural, nomeadamente os naufrágios, a começar pela Cidade Velha, sítio património mundial. Um projeto que contará não só com parcerias institucionais como da comunidade costeira, dos operadores turísticos, dos investigadores, etc.

Para além disso, após a recente apresentação dos resultados de Cabo Verde no projeto MARGULLAR que ocorreu em Lanzarote, Ilha das Canárias, surge ainda a possibilidade de haver um financiamento com o fito de dar continuidade a este projeto que visa articular o Património e Turismo através da realização de trabalhos de arqueologia subaquática para a preservação e conservação do património marinho, para a sua posterior valorização e aproveitamento, com foco na melhoraria da atratividade e promoção do turismo nestas regiões.

Do encontro saiu o compromisso da criação de uma equipa de trabalho entre as duas instituições que debruçará sobre a identificação e inventariação de produtos que poderão ser promovidos como novas ofertas turísticas.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.