Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Formação em Fotogrametria Arquitetónica para o levantamento da Catedral da Cidade Velha

1

Os técnicos do Instituto do Património Cultural (IPC) participaram recentemente numa formação especializada em arqueometria e fotogrametria arquitetónica, conduzida por especialistas da Universidade do País Basco. Esta Formação enquadra-se nos trabalhos arqueológicos e de valorização do Sítio Histórico em parceria com a Universidade do País Basco e da Universidade Nova de Lisboa e conta com o financiamento da Fundação Palarq.

A formação incluiu demonstrações práticas do uso de equipamentos de última geração, com uma aplicação prática realizada no edifício da Sé Catedral. Durante o treino, os participantes presenciaram demonstrações do uso de um detetor de elementos químicos, uma ferramenta avançada que é usada em laboratórios para pesquisar e determinar a origem de peças através de uma base de dados.

Além disso, os técnicos assistiram à operação de equipamentos topográficos que permitem a captação de imagens e a referência de pontos para o processo de obtenção de imagens detalhadas, essenciais para a construção de modelos 3D precisos. A formação também incluiu a demonstração do uso de drones, destacando a sua utilidade para capturar imagens aéreas em diferentes altitudes e níveis topográficos, proporcionando coordenadas exatas e um amplo campo de visão.

Estes equipamentos avançados são fundamentais para aprimorar a precisão e a qualidade dos projetos de preservação e estudo do património arquitetónico.

Partilhar