Presidente do IPC recebe em audiência o responsável pela obra do edifício Bodona

Presidente do IPC recebe em audiência o responsável pela obra do edifício Bodona

O Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, acompanhado do Diretor dos Monumentos e Sítios, Claudino Ramos e da Jurista Ana Furtado, recebeu nesta manhã o responsável pela obra do edifício Bodona.

Um encontro que aconteceu depois deste receber uma providência cautelar extrajudicial enviada pela instituição, determinando a suspensão imediata da obra, uma vez que as construções que estão a ser realizadas neste que é um património imóvel com valor histórico e patrimonial, descarateriza a edificação vertical alterando substancialmente a sua arquitetura tradicional, sua volumetria e altimetria original dos dois pisos.

A medida cautelar justifica-se ainda pelo fato de que ao realizar a obra sem solicitar um parecer das autoridades competentes em matéria de proteção do património, neste caso o IPC, o responsável pelas construções violou o artigo 18 nº1 do regime de valorização e proteção do património cultural que determina que todas as construções realizadas em centros históricos deverão padecer de um aval técnico.

O responsável pela obra justificou que antes de proceder qualquer intervenção no edifício emitiu um pedido de licença para o efeito junto à Câmara Municipal da Praia, que lhe foi atribuído, e que em momento algum lhe foi informado que deveria pedir um parecer junto ao Instituto do Património Cultural, sentindo agora prejudicado pelo embargo da obra.

No final do encontro ficou o compromisso do envio do projeto do edifício Bodona ao IPC para uma análise conjunta a fim de se encontrar uma solução para o problema.

Partilhar
Últimas Notícias
Presidente do IPC recebe COC

Presidente do IPC recebe COC

O Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, acompanhado da Diretora dos Museus, Ana Samira Silva Baessa, recebeu nesta manhã o Comité Olímpico

Presidente do IPC recebe Presidente da CMTS

Presidente do IPC recebe Presidente da CMTS

O Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, acompanhado da Diretora do Património Imaterial, Sandra Mascarenhas e da Diretora dos Museus, Ana Samira