Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Presidente do IPC participa na apresentação do projeto “Morna e os seus instrumentos”

Presidente do IPC participa na apresentação do projeto “Morna e os seus instrumentos”

O presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, esteve presente ontem na apresentação do projeto “Morna e os seus instrumentos”.

Um projeto que pretende disponibilizar melodias de mornas através de uma plataforma na Internet, para serem cantadas em karaokê.

Uma coletânea em registo instrumental com composições sobre diferentes situações, desde o nascimento, com a célebre “Ná oh Minino Ná”, até a despedida, passando por vários temas que são marcantes ao longo da vida.

Durante o evento foi apresentado a plataforma “Morna Karaoke”, onde estão disponíveis estas melodias cuja principal objetivo é não só a gravação de uma coletânea de instrumentais, que retratam com qualidade profissional, o percurso do género, como a transferência direta de rendimento para os artistas.

Nela, podem ser encontradas composições como “Biografia dum criôl”, Mar Azul,” “Doce Guerra”, “Força di cretcheu” concebidas e interpretadas por grandes nomes da esfera musical cabo-verdiana.

Fernandes felicitou os mentores do projeto e manifestou o interesse do IPC em ser um dos parceiros deste que considera um grande projeto, na medida em que se enquadra no eixo, “Criação de um acervo documental” do plano de salvaguarda da morna, elaborado e apresentado no processo da candidatura do gênero musical a património cultural imaterial da humanidade.

Eixo que surge da necessidade de criar centros de estudos onde serão inseridos bases de dados funcionais e pesquisáveis em formato impresso e digital.Há que salientar que “Mornas e os seus instrumentos” foi selecionado no âmbito da atividade DIVERSIDADE , do projeto PROCULTURA PALOP-TL. – Promoção do Emprego nas Atividades Geradoras de Rendimento no Setor Cultural nos PALOP e Timor-Leste, financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, IP e a Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a rede de Institutos Culturais Europeus (EUNIC).

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.