Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Presidente do IPC assina contrato de concessão do restaurante “Pelourinho” em Cidade Velha, Património Mundial

Contrato Cidade Velha

O Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, acompanhado da sua equipa, a jurista Ana Furtado, o Coordenador do Gabinete de Gestão da Cidade Velha, Património Mundial, Cláudio Ramos, e Diretor Administrativo e Financeiro, Filomeno Fortes, rubricou o contrato de concessão do restaurante “Pelourinho” em Cidade Velha, Património Mundial com os futuros proprietários Vítor Moreno Rocha e Ana Maria Rodrigues Varela, residentes locais, que se fizeram acompanhar pelo advogado Marco Paulo Monteiro Silva.

O contrato que concede aos proprietários o direito de exploração do espaço para serviços de restauração, encontrava-se, durante 16 anos, sob a responsabilidade da anterior de gestão do circuito turístico da Cidade Velha.

Após a assinatura do mesmo, cabe aos novos locadores realizar investimentos necessários para o bom funcionamento do restaurante bem como zelar pela integridade, segurança e higiene do bem concedido.

Uma assinatura que vai de encontro com o eixo IV – Turismo e Indústrias Criativas, do Plano de Gestão de Cidade Velha, Património Mundial, 2019/2022, aprovado pela UNESCO, que visa delinear estratégias para potencializar o título de Património Mundial e, consequentemente, melhorar o nível de bem-estar da comunidade, e que procuram dinamizar a economia local, através das iniciativas ligadas ao sector do turismo, com especial enfoque nas indústrias criativas.

Igualmente, a conceção do restaurante “Pelourinho” refletirá na melhoria da qualidade de vida dos residentes através da criação de emprego e, seguramente, na valorização do legado histórico da Cidade Velha, Património Mundial, com a criação de serviços que acolhem e proporcionem experiências gastronómicas aos visitantes.

Recorde que no passado mês de julho, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, e o Ministro do Turismo e Transportes Carlos Santos realizaram uma visita ao Roteiro Turístico da Cidade Velha, património Mundial, no âmbito da sua reabertura. Um passo importante para a retoma do turismo local.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.