IPC e ALTAS assinam protocolo de parceria e realizam o lançamento do Prémio Literário Resistência

IPC e ALTAS assinam protocolo de parceria e realizam o lançamento do Prémio Literário Resistência

O Instituto do Património Cultural representado pelo seu presidente, Hamilton Jair Fernandes, e a Associação Literária do Tarrafal de Santiago, representado pelo seu presidente, Mário Loff, realizaram nesta manhã, no Museu do Campo de Concentração do Tarrafal, a assinatura de um protocolo.

Protocolo este, que visa a criação de uma parceria para a promoção de atividades de caris culturais, literárias e recreativas, com vista à preservação e divulgação do património da cidade do Tarrafal de Santiago, com particular destaque para o Campo de Concentração do Tarrafal.

Durante os próximos três anos em que o mesmo irá vigorar, pretende-se dinamizar atividades culturais e literárias tendo como palco o Museu do Campo de Concentração do Tarrafal; Promover encontros de reflexão em volta das temáticas da resistência, liberdade, tolerância, o diálogo pela paz e respeito mútuo; Realizar atividades educativas, sociais e cultural com a comunidade residente nos anexos do Campo de Concentração; E instituir um Prémio Literário anual denominado “Prémio Literário Resistência”, sendo este último sido anunciado durante o evento.

A proposta para a instituição/atribuição deste prémio no dia Internacional dos Museus, celebrado hoje, sob o lema “O poder dos Museus” reforça a pertinência desta ação remetendo para uma reflexão sobre os valores universais da liberdade e, no quadro dos museus, o poder destas instituições na transformação do mundo e das sociedades em que se inserem.

O prémio visa a publicação de uma obra literária relacionado com o Campo de Concentração do Tarrafal destinados a cidadãos cabo-verdianos (residentes e diáspora). Os objetivos centram-se na promoção do património e a cultura literária entre os jovens escritores nacionais sobre as temáticas relacionadas ao Campo de Concentração do Tarrafal; Promoção literária e produção científica à volta do Campo de Concentração do Tarrafal; Estimular a apropriação de temáticas relevantes da história nacional de forma atrativa para os diferentes segmentos da sociedade; Fomentar o espírito crítico e construtivo sobre as temáticas da liberdade e da resistência; E Discorrer sobre o valor simbólico do espaço enquanto monumento das lutas pelas liberdades dos povos em África.

O edital será lançado em breve.

Partilhar
Últimas Notícias

DIA MUNDIAL DO TURISMO

Comemora-se hoje o dia Mundial do Turismo, este ano sob o lema “Repensando o Turismo”, onde a Organização Mundial do Turismo faz um apelo a