Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

IPC apresenta projeto MARGULLAR 2 em São Vicente

292440809_414889170678859_7593499367304351168_n

O Instituto do Património Cultural apresentou nesta manhã, no Centro Cultural do Mindelo, o projeto Margullar 2.

Projeto delineado no âmbito do programa INTERREG MAC 2014-2020, financiado pela União Europeia, no valor 2.067.926.28 euros, que se desenvolve em torno de cinco eixos estratégicos: 1 Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação; 2. melhorar a competitividade das empresas; 3. Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão dos riscos; 4. Conservar e proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos; 5. Melhorar a capacidade institucional e a eficiência da administração pública.

Margullar 2 enquadra no eixo 4, que visa conservar e proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos, tendo como um dos principais objetivos a conservação, valorização e divulgação da história marítima através do património subaquático das regiões ultraperiféricas da Madeira, Açores, Canárias e os países terceiros, geograficamente próximos que concordam em participar no programa, como o caso de Cabo Verde e o Senegal.

Durante a explanação realizada pela Diretora dos Museus, Ana Samira Silva Baessa e pelo responsável pela Gestão e Planeamento Territorial e Ambiental de Las Palmas – GESPLAN, Gustavo Vieira Ruiz, foi apresentado o quadro de ações prevista para Cabo Verde, mormente, à melhoria de equipamentos museológicos e inovação dos conteúdos de interpretação e exposição dos museus ligados á temática do mar, como o Museu do Mar em São Vicente, o Museu de Arqueologia da Praia e o Núcleo de arqueologia da Boa Vista, cujo edifício será reabilitado no quadro do Programa Operacional do Turismo – POT.

O projeto prevê ainda outras atividades como ações de formação e capacitação, mergulho para o inventário subaquático dos naufrágios e produção de conteúdos audiovisual.

Para a sua concretização, Cabo Verde conta com o financiamento de cento e onze mil euros (111.000 EUR).

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.