Estas entradas representam um aumento em 2.561 visitantes, comparado aos registros ao ano 2022 ( 19.798).
Em termos de segmentos, o público principal foram os turistas estrangeiros, representando um total de 11.887 entradas . O que corresponde a 53%.
O Roteiro Turístico da Cidade Velha Património Mundial, tutelado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural , recebeu ainda 4.602 estudantes e 3.321 turistas nacionais, pautados em 21 e 15 pontos percentuais respetivamente.
As visitas oficiais representam 11% das entradas, somando um total de 2.549 visitantes.
O período de maior afluência regista-se entre os meses de fevereiro – abril e outubro-dezembro, com maior expressão no segmento dos turistas estrangeiros, devido a época alta dos cruzeiros.
É expectado um aumento gradual do fluxo de turistas nos anos vindouros, principalmente com a finalização de projetos estruturantes financiados pelo Governo através do POT, que incluem a requalificação da Orla Marítima já em fase de conclusão e a Requalificação Urbana e Ambiental do Sítio Histórico financiadas pelo Banco Mundial, que agrega 8 projetos de intervenção em diferentes bairros do Sítio Histórico e a sinalética do Sítio, financiado pela UNESCO.