Museus

Núcleo Museológico Cesária Évora

Horário

Segunda a Sexta-Feira – 9h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00 | Sábado – 9:00 às 13:00

Bilheteira

100$00 para nacionais e 300$00 para estrangeiros | Isenções: crianças até 12 anos, estudantes e idosos nacionais | Entrada livre: 18 de abril, 18 de maio e 18 de outubro

Contacto para reserva

(+238) 23222150 / nospatrimonio@gmail.com

Localização

Rua Guerra Mendes nº24, Cidade do Mindelo, Ilha de São Vicente

Tutela

Instituto do Património Cultural

Direção dos Museus

Ana Samira Silva Baessa

Coordenação técnica

Adilson Dias

Partilhar

Share on email
Share on facebook

Núcleo Museológico Cesária Évora

Cesária Évora, ou Cize como era carinhosamente chamada, é um nome incontornável na história de Cabo Verde, tendo dedicado a sua vida a promover, através da música, a essência e a identidade cultural cabo-verdianas.

A Diva dos pés descalços, que com a sua simplicidade e generosidade cantou e encantou o país e o mundo através das mornas e coladeiras de Cabo Verde, calou-se para sempre, a 17 de dezembro de 2011. Porém deixou um enorme legado cujo conhecimento e valorização são desígnios da nação.  

Com o seu falecimento, torna-se importante enaltecer o seu contributo a Cabo Verde e fazer com que as diferentes gerações nunca percam essa lembrança e a conhecem devidamente. É neste contexto que surge, em 2012, o Núcleo Museológico Cesária Évora – NMCE – em Mindelo, cidade de onde era natural.

O espólio do museu é constituído por peças ligados à vivência da Cesária Évora e ao seu percurso na música, particularmente na Morna, que está em fase de integração, hoje, Património Imaterial da Humanidade.  

Espólio: objectos utilitários pessoais da Cize, instrumentos, discos, etc

Localização

Outros Museus

Casa da Morna Sodade

A Casa da Morna Sodade, resulta de uma parceria entre o Município de Tarrafal de São Nicolau e o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através

Saber Mais

Museu da Tabanca

O Museu da Tabanca, que havia sido inaugurado em fevereiro de 2000, no Centro Cultural/Museu da Tabanca na cidade de Assomada, foi transferido em 2010

Saber Mais

Museu do Sal

A ideia da criação do museu surge da necessidade de valorização e promoção da memória histórica e cultural da ilha do Sal. O projeto foi desenvolvido e implementado numa parceria entre…

Saber Mais

Museu do Mar

Em 2013 o Instituto do Património Cultural dá início ao projeto de instalação do Museu do Mar no edifício Réplica da Torre de Belém. O processo começou com a recolha…

Saber Mais