Cesária Évora, ou Cize como era carinhosamente chamada, é um nome incontornável na história de Cabo Verde, tendo dedicado a sua vida a promover, através da música, a essência e a identidade cultural cabo-verdianas.
A Diva dos pés descalços, que com a sua simplicidade e generosidade cantou e encantou o país e o mundo através das mornas e coladeiras de Cabo Verde, calou-se para sempre, a 17 de dezembro de 2011. Porém deixou um enorme legado cujo conhecimento e valorização são desígnios da nação.
Saber MaisCom o seu falecimento, torna-se importante enaltecer o seu contributo a Cabo Verde e fazer com que as diferentes gerações nunca percam essa lembrança e a conhecem devidamente. É neste contexto que surge, em 2012, o Núcleo Museológico Cesária Évora – NMCE – em Mindelo, cidade de onde era natural.
O espólio do museu é constituído por peças ligados à vivência da Cesária Évora e ao seu percurso na música, particularmente na Morna, que está em fase de integração, hoje, Património Imaterial da Humanidade.
Espólio: objectos utilitários pessoais da Cize, instrumentos, discos, etc
Ler menos