Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Museus

Museu Norberto Tavares

Horário

Temporariamente encerrado

Bilheteira

Temporariamente encerrado

Contacto para reserva

(+238) 2623385 / nospatrimonio@gmail.com

Localização

Avenida Amílcar Cabral, Cidade de Assomada, Ilha de Santiago

Tutela

Instituto do Património Cultural

Direção dos Museus

Aleida Aguiar Monteiro

Coordenação técnica

Maria Eugenia Alves

Partilhar

Museu Norberto Tavares

Norberto Tavares, nasceu em Santa Catarina a 6 de Julho de 1956. Era filho de um conhecido músico local, Aristides Tavares, exímio tocador de violino e de outros instrumentos de corda. A mãe também cantava e Norberto Tavares terá herdado dos seus progenitores o gosto pela música. De forma auto didacta aprendeu a tocar violão, e acordeão, e desde muito cedo revelou os seus talentos para a música, despertando a atenção daqueles que o ouviam.

Em 1973 emigrou para Portugal onde se juntou ao grupo Black Power, que viria a ser um dos mais importantes conjuntos musicais de Cabo Verde no período pós-independência.

Nos Cabo Verde di esperança é o disco lançado em 1976 com o grupo, e cujo tema é de sua autoria e que evidencia a genialidade do músico, projetando-o como um dos grandes nomes do panorama musical cabo-verdiano no país e na diáspora.

ler mais

Volta pa fonti é o seu primeiro disco a solo, lançado em 1979 onde percorreu os géneros mais representativos da música tradicional cabo-verdiana, nomeadamente morna, coladera, funaná e batuco. Foi nesta caminhada que se destacou como pioneiro na tentativa de resgatar, o batuco e o funaná, dois géneros musicais confinados ao interior rural da ilha de Santiago e durante muito tempo reprimidos e menosprezados pelas autoridades coloniais. Também se deve a sua genialidade a inovação destes géneros tradicionais com a introdução de instrumentos eletrónicos, dando assim início à grande revolução musical que outros músicos como Katchás e Orlando Pantera iriam prosseguir e reforçar. Em 1979 Norberto Tavares, a viver nos EUA, criou o Tropical Power, um dos mais conceituados conjuntos da diáspora cabo-verdiana sediada na América nas décadas de 80 e 90.

Norberto é por conseguinte um dos maiores nomes da música cabo-verdiana, em particular do funaná, seu género de eleição, que procurou ao longo da sua carreira artística, resgatar a essência identitária da cultura tradicional cabo-verdiana com especial destaque às vivências do interior da ilha de Santiago, como se celebra em “Jornada de um badiu”, editado em 1989.

O Museu Norberto Tavares, foi aberto a 26 de dezembro de 2014, como espaço de homenagem, ao falecido músico, pelo seu contributo para a valorização da cultura nacional, mas também enquanto espaço de conhecimento e preservação das suas memórias para todas as gerações do presente e do futuro.

No museu encontra patente uma exposição permanente que faz um percurso sobre a sua vida e obra, retratando com especial destaque à sua careira artística, através dos objetos pessoais do músico, de seus instrumentos musicais, discos, troféus, condecorações, diplomas, músicas entre vários outros que permitem ao visitante um amplo conhecimento sobre quem foi Norberto Tavares.

ler menus

Visita Virtual (360º)

Galeria de Imagens

Localização

Outros Museus

Casa da Morna Sodade

A Casa da Morna Sodade, resulta de uma parceria entre o Município de Tarrafal de São Nicolau e o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através

Saber Mais

Museu da Tabanca

O Museu da Tabanca, que havia sido inaugurado em fevereiro de 2000, no Centro Cultural/Museu da Tabanca na cidade de Assomada, foi transferido em 2010

Saber Mais

Museu do Sal

A ideia da criação do museu surge da necessidade de valorização e promoção da memória histórica e cultural da ilha do Sal. O projeto foi desenvolvido e implementado numa parceria entre…

Saber Mais

Museu do Mar

Em 2013 o Instituto do Património Cultural dá início ao projeto de instalação do Museu do Mar no edifício Réplica da Torre de Belém. O processo começou com a recolha…

Saber Mais