Museus

Museu do Sal

Horário

Terça feira – sexta feira: 9h00 – 20h00 | Sábado: 10h00-14h00

Bilheteira

Adulto: 200 escudos Crianças até 12 anos – gratuito

Contacto para reserva

(+238)2422028 | email: nospatrimonio@gmail.com

Localização

Rua 15 de Agosto, nº 105 – CP º 76, Cidade de Santa Maria

Tutela

Instituto do Património Cultural

Direção dos Museus

Ana Samira Silva

Coordenação técnica

Aleida Aguiar Monteiro

Partilhar

Share on email
Share on facebook

Museu do Sal

O Museu do Sal, inaugurado a 07 de novembro de 2015, está instalado no edifício do Centro Cultural da cidade de Santa Maria. Este edifício de interesse histórico antecede o séc. XX, e nele funcionou várias dependências do Estado nomeadamente alfândega, os correios, posto de saúde e classe de estudo para crianças.

O Museu do Sal apresenta um acervo que retrata a história e a etnografia da ilha, representando algumas temáticas centrais da ilha, tais como a problemática da água, a indústria salineira, a aeronáutica, a indústria hoteleira, bem como objetos etnográficos que mostram a confluência de pessoas oriundas das outras ilhas do arquipélago.

O museu tem por vocação a investigação, recolha, preservação, documentação, catalogação, valorização e divulgação da identidade cultural e memória histórica patrimonial da ilha.

Tem ainda como filosofia contribuir no apoio à educação, através de atividades didáticas junto aos diferentes atores sociais.É um museu cujo acervo representa a vivência e o saber-fazer do homem cabo-verdiano. Ao nível expositivo, constata-se que ao longo dos tempos, independentemente das nuances expositivas introduzidas, pauta-se por exposições voltadas para a apresentação de categorias como a cestaria, panaria, olaria, equipamentos de moagem, instrumentos musicais, pesca, vida rural, etc.É um museu que convida o visitante a viajar no tempo, imaginar as vivências quotidianas, particularmente no meio rural, e conhecer a criatividade dos homens e mulheres cabo-verdianos, a forma como se adaptaram e modificaram o meio e as matérias-primas que tinham à sua disposição. Mais do que um espaço de exposição, o Museu Etnográfico da Praia tem como missão recolher, conservar e perpetuar a herança cultural. Ele é também por natureza um espaço de lazer e, fundamentalmente, um espaço de partilha e aprendizagem.

Visita Virtual (360º)

Localização

Outros Museus

Casa da Morna Sodade

A Casa da Morna Sodade, resulta de uma parceria entre o Município de Tarrafal de São Nicolau e o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através

Saber Mais

Museu da Tabanca

O Museu da Tabanca, que havia sido inaugurado em fevereiro de 2000, no Centro Cultural/Museu da Tabanca na cidade de Assomada, foi transferido em 2010

Saber Mais

Museu do Mar

Em 2013 o Instituto do Património Cultural dá início ao projeto de instalação do Museu do Mar no edifício Réplica da Torre de Belém. O processo começou com a recolha…

Saber Mais