A ideia da criação do museu surge da necessidade de valorização e promoção da memória histórica da ilha. O projeto foi desenvolvido e implementado numa parceria entre Instituto do Património Cultural e a Câmara Municipal do Sal, com a aquisição e doação dos bens patrimoniais por parte de alguns privados.

Inaugurado a 07 de novembro de 2015, este museu tem como missão a salvaguarda, valorização e promoção do património histórico, etnográfico e cultural da ilha do Sal para fruição pública e particularmente das novas gerações.

O Museu do Sal tem por vocação a investigação, recolha de colecção, documentação, catalogação e conservação de bens culturais de valor patrimonial ligados à história e cultura da ilha. Outrossim fazer do bem cultural um instrumento de educação, construção de identidade e promoção através das suas exposições e publicações.

Tem como públicos a população em geral, os visitantes turistas, os estudantes, os investigadores, entre outros.

O Museu do Sal apresenta uma exposição permanente constituída por um acervo que representa diferentes temáticas centrais relacionadas com a construção identitária da ilha, nomeadamente a problemática da água, as indústrias salineira, aeronáutica e hoteleira, bem como objetos etnográficos que mostram a confluência de pessoas e culturas oriundas das outras ilhas do arquipélago.

O museu está instalado no edifício do Centro Cultural, na cidade de Santa Maria. Este edifício de interesse histórico antecede o século XX, e nele funcionou várias dependências do estado, nomeadamente a antiga alfândega e os correios. Por si só, o edifício possui um valor patrimonial de grande interesse e, com a implementação do museu o seu valor ficou acrescido.