Museus


Museu do Mar

Informações Úteis

Horário

Terça a Sexta-Feira- 9:00 às 18:00 | Sábado- 9:00 às 13:00

Bilheteira

100$00 para nacionais e 200$00 para estrangeiros Isenções: crianças até 12 anos, estudantes e idosos Entrada livre: 18 de abril, 18 de maio e 18 de outubro

Contacto para reserva

Tel. (00238) 2326502 | email: nospatrimonio@gmail.com

Localização

São Vicente, rua de praia, Réplica da Torre de Belém

Tutela

Instituto do Património Cultural

Direção dos Museus

Ana Samira Silva

Coordenação técnica

Isa Dora Lélis

PARTILHAR

Museu do Mar

Em 2013 o Instituto do Património Cultural dá início ao projeto de instalação do Museu do Mar no edifício Réplica da Torre de Belém. O processo começou com a recolha de peças, a conceção museológica e museográfica e culminou com a inauguração do museu em 16 de Abril de 2014.

A exposição permanente espelha a vocação do museu, ou seja a história do mar enquanto objeto de estudo, preservação e divulgação. Distribuído pelos vários pisos do edifício, a exposição organiza-se por temáticas que se complementam entre si. Esta começa com breves descrições sobre aspetos históricos do povoamento da ilha e do Edifico Torre de Belém bem como a apresentação de exemplares de peças ligadas à economia do mar. Esta primeira mostra pretende ilustrar como o mar foi moldando as tradições e a cultura das ilhas.

O museu do mar apresenta ainda alguns objetos relacionados com a pesca da baleia, provenientes do “Museu da Baleia de New Bedford”, que testemunham a ligação económica e sociocultural entre Cabo Verde e EUA no que toca a emigração e à industrialização da pesca da baleia.

O museu expõe também um espólio do património arqueológico subaquático, proveniente do Museu de Arqueologia, na Praia, representativo de alguns naufrágios ocorridos nos mares de Cabo Verde nos séculos XVIII e XIX.

O património imaterial é contemplado pelo museu através da recolha de testemunhos junto à comunidade, em particular dos profissionais do mar, recriando um universo simbólico reproduzido ao longo dos tempos e transmitido de geração em geração até aos nossos dias. Trata-se de uma apresentação sobre os saberes, crenças, mitos e poemas sobre o mar.

Além da exposição permanente, as atividades de interação com o público são a chave da afirmação do museu na cidade. As atividades realizadas tem como foco a comunidade estudantil incentivando a investigação, a preservação e a divulgação do património cultural cabo-verdiano conjugando sempre com a consciencialização para o exercício da cidadania e a proteção do património marinho.

 

Localização


Outros Museus