Patromónio Imaterial

Funaná

Partilhar

Funaná

O Instituto do Património Cultural no quadro da sua missão, visão e valores tem promovido, divulgado e valorizado os géneros musicais tradicionais que enformam a música cabo-verdiana como o batuque, a morna, a coladeira, o funaná.

O surgimento dos três primeiros géneros ocorre na altura em que emerge a noção da consciência cabo-verdiana, nos idos dos anos quinhentistas, num processo de miscigenação cultural adversa e resiliente, apesar das proibições e marginalizações.

O funaná, no seu turno, nasceu nos anos 60 do século XX e ganhou o estatuto nacional e internacional nos anos 70 e 80 com o grupo Bulimundu, regido pelo maestro Engº Carlos Alberto Martins (Katchás).

Outros Patrimónios

Olaria Tradicional

A Olaria tradicional é um projeto que visa analisar, de forma científica, o papel da Olaria, enquanto Património Cultural Imaterial (PCI)

Saber Mais

Tabanca

As festividades da tabanca se iniciam com um conjunto de preparativos que culminam com as atividades no dia do santo patrono do grupo. Na cidade da Praia, os…

Saber Mais

Língua Cabo-verdiana

Conhecida como uma das primeiras línguas surgidas em contexto de contacto linguístico no período dos descobrimentos, a língua cabo-verdiana, designação técnica correta ou crioulo / kriolu como…

Saber Mais