Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Visita Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, a Cidade Velha – Património Mundial

Visita

Com o sol quase alcançando a linha do horizonte, a Cidade Velha, berço da nação cabo-verdiana e Património Mundial pela UNESCO, recebeu, na tarde deste domingo, 6 de março, a visita do Primeiro-Ministro de Portugal, Dr. António Costa e delegação, acompanhado do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente e do presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes.

A visita iniciou pelo Forte Real de São Filipe, construído em 1587. Nesta primeira paragem obrigatória para todos os que querem conhecer o início da história do povoamento de Cabo Verde, o MCIC fez uma viagem pela história de Ribeira Grande de Santiago, primeiro aglomerado europeu nos trópicos e que por 4 séculos (sec. XV a sec. XVIII) desempenhou um papel geoestratégico na navegação transoceânica e funcionou como placa giratória no comércio triangular de escravos (Europa, África, América).

Hoje, cidade Património Mundial, tem sido o ponto que mais recebe turistas em Cabo Verde. Por isso, o Governo tem estado a realizar grandes investimentos para devolver a dignidade e reintroduzi-lo no circuito histórico.

Para isso, o sítio histórico já conta com mais um projeto de reabilitação, com especial atenção para a Musealização, 𝙞𝙣 𝙨𝙞𝙩𝙪, das Ruínas da Conceição, financiada pelo Camões I.P e o relançamento do turismo, pós pandemia, que aconteceu com a reabertura do circuito turístico em junho de 2021.O Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, está em Cabo Verde no quadro do reforço da cooperação com Cabo Verde, num pacote que será assinado nesta segunda-feira, 7 de março, na VI Cimeira a ter lugar no Palácio do Governo.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.