Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Valorização do Artesanato tradicional Panu di Terra

4

A equipe técnica do Instituto do Património Cultural (IPC), sob a coordenação da Direção do Património Imaterial já se encontra no terreno, dando início aos procedimentos de inventariação do Panu di Terra, como parte dos requisitos para a constituição do dossier da sua classificação como Património Cultural Imaterial Nacional.

Constituída pelos Antropólogos Humberto Lima e Ana Samira Carvalho Silva, a equipa já avançou com os trabalhos junto dos artesões dos Municípios de São Miguel e Santa Catarina. Os trabalhos de inventariação vão abranger todos os centros de produção do país.

O procedimento inclui documentação detalhada de todo o processo e técnicas de produção do pano, bem como a inventariação dos portadores desse conhecimento tradicional. O projeto tem como objetivo primário a preservação e valorização da panaria tradicional enquanto património cultural e um dos mais simbólicos e antigos elementos do artesanato tradicional.

#mcic

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.