Na ilha do Fogo, a bandeira de São João é a segunda mais festejada na Cidade de São Filipe, depois de Nhu Sanfilipe. Os preparativos da festa têm início a uma semana do dia de S. João com o pilão para a preparação do milho para o almoço dos cavaleiros e convidados.
In addition to the going to the praia de Fonte Vila, which serves as a repertory for the agricultural year, on the eve of São João there is a bonfire or luminary, where people go to pay or make promises and other types of tirar sorte "take luck", using eggs, salt and so on.
ler maisA noite de antevéspera de S. João é dedicada a “canisade”, um aspecto cultural genuinamente foguense. A noite de “canisade” acontece depois do revestimento e embelezamento (vestir) do mastro e do jantar que é oferecido pelos festeiros.
Os “canisades” – figuras cómicas, mascaradas e disfarçadas, começam a dança ainda na casa dos festeiros e depois pelas ruas da cidade de São Filipe em direção à Igreja Matriz e à praia de Fonte Vila, onde o mastro é molhado em três ondas. A festa prossegue na praia de onde os canisades regressam na manhã de sábado à casa dos festeiros.
ler menos