Monumentos e Sítios

Monumentos
Partilhar
Share on email
Share on facebook

A lei cabo-verdiana classifica como monumento as obras arquitetónicas, composições importantes ou criações mais modestas, notáveis pelo interesse histórico, arqueológico, artístico, cientifico, técnico ou social, incluindo as instalações ou elementos decorativos que fazem parte integrante destas obras, bem como as obras de pintura e cultura monumental.

A forma de classificação de um monumento, segundo a Lei do património cultural de Cabo Verde, é feita de acordo com o proprietário do mesmo. Sendo um imóvel do Estado, sua classificação é feita por decreto do Governo.

Quando pertencente a autarquia local ou pessoas coletivas de direito público, a sua classificação é concretizada por portaria do membro do Governo   responsável pela cultura, se houver   acordo do proprietário. Não havendo acordo, a classificação   e feita por decreto do Governo.

De referir que um bem classificado património nacional não pode ser modificado ou restaurado sem   autorização   e a fiscalização   dos serviços do património cultural, no caso o Instituto do Património Cultural.

Atualmente encontra-se classificado Património Nacional, os monumentos que integram o Sítios histórico da Cidade Velha-Património Mundial, e o Campo de Concentração do Tarrafal. 

Outros Pontos do Roteiro Turístico

Pelourinho

Construído no limiar do século XVI, entre 1512 ou 1520, enquanto símbolo do poder municipal e da justiça real. Localizado no centro da cidade, local

Saber Mais

Pelourinho

Construído no limiar do século XVI, entre 1512 ou 1520, enquanto símbolo do poder municipal e da justiça real. Localizado no centro da cidade, local

Saber Mais

Outros Património Arqueológico

Arqueologia Salamansa

Este relatório apresenta o principal resultado obtido das duas missões arqueológicas realizadas na ilha de São Vicente em 1998 e em 2005 com o apoio

Saber Mais

Património Arqueológico

A legislação cabo-verdiana, lei nº 102/III/90, revogado pela Lei nº 85/IX/2020, de 20 de abril, enquadra os bens arqueológicos imóveis ou móveis, terrestres…

Saber Mais

Centros Históricos

Em 1976 saiu da conferência da UNESCO em Nairobi a definição do conjunto histórico urbano, que tenta conjugar a preservação da urbe com…

Saber Mais

Outros Elementos da Lista Indicativa na UNESCO

Outros Patrimónios

Monumentos

A lei cabo-verdiana classifica como monumento as obras arquitetónicas, composições importantes ou criações mais modestas, notáveis pelo interesse histórico, arqueológico, artístico, cientifico, técnico…

Sabei Mais »

Sitíos Históricos

São classificados como sítios históricos, as obras do homem ou obras conjuntas do homem e da natureza, espaços suficientemente característicos e homogéneos, notáveis …

Sabei Mais »