Monumentos
e Sítios


Centros Históricos

Centro Histórico do Mindelo

PARTILHAR

Centro Histórico do Mindelo

O centro histórico do Mindelo, está vinculado ao passado grandioso da ilha de São Vicente e, que se manifesta em edifícios diferenciadas no tempo e no estilo arquitetónico. A despeito da sua humanização tardia, Mindelo experimentou franco desenvolvimento a partir dos meados do século XIX, com instalações das companhias carvoeiras inglesas atraídas pela excelência da baia do Porto Grande e pela privilegiada posição geoestratégica do arquipélago, para o abastecimento dos navios que navegavam no atlântico sul.

Decorrente do crescimento económico e populacional que conferiu cada vez mais maior importância à ilha, a povoação do Mindelo foi elevada à categoria de vila no ano de 1858, pelo Decreto Régio de 29 de abril. Volvidos cerca de vinte anos adquiriu o estatuto de cidade.

Atualmente, o Centro Histórico, que é designado de Morada, testemunha a intensa atividade humana em torno do Porto Grande, o que proporcionou o surgimento de uma arquitetura peculiar, com forte cunho colonial visível nos edifícios, nos jardins, nos corretos, nos largos, nas ruas e passeios.

Por outro lado, a intensa atividade portuária permitiu uma forte interação de diferentes povos, consubstanciando-se numa cultura diversificada, gerando condições necessárias para o surgimento de artistas de renome internacional como a Cesária Évora.

Assim, reconhecendo o valor histórico e patrimonial do Centro Histórico do Mindelo, este foi classificado como Património Nacional em 2012, pela Resolução nº 6/2012 de 31 de janeiro.

Galeria de Imagens



Localização



Outros Centros Históricos