Monumentos e Sítios

Centro Histórico da Ribeira Brava
Partilhar
Share on email
Share on facebook

A vila de Ribeira Brava de São Nicolau, uma das mais antigas de Cabo verde, foi primeira a ser classificado como Centro Histórico, através da Resolução nº 54/2010 de 18 de outubro.

Fundada em 1731, possui uma traça arquitetónica peculiar que a caracteriza e que é o testemunho da história e da vivência dos habitantes da ilha, em particular, e de Cabo Verde, em geral. Essa traça é significativa. De ruas estreitas, ladeadas por casas de arquitetura antiga, exige dos visitantes um momento de contemplação e também de admiração.

Os seus monumentos distinguem-se pela sua importância, arte e beleza. Merecem menção especial a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, o edifício do Seminário – Liceu que foi um farol de cultura no século XIX e princípios do século XX, a Escola Central que data de 1947, o majestoso busto do doutor Júlio José Dias que permitiu que a sua casa fosse transformada no Seminário, e tantos outros elementos patrimoniais que engrandecem a ilha e Cabo Verde.

De salientar que, a Vila da Ribeira Brava chegou a albergar a Sede da Diocese e, do ponto de vista cultural, foi um laboratório de formação religiosa, académica e humanística de uma plêiade de figuras importantes que, tanto na época pré-claridosa, como na claridosa e na pós-claridosa, ajudaram a moldar e a interpretar a alma e o sentir caboverdiano, ajudaram na formação da consciência islenha, como ainda no «ideário de fincar os pés no chão».

Devido ao seu valor histórico e patrimonial, a Vila da Ribeira Brava integra o panteão dos bens patrimoniais nacionais.

Localização

Outros Centros Históricos

Centros Históricos

Em 1976 saiu da conferência da UNESCO em Nairobi a definição do conjunto histórico urbano, que tenta conjugar a preservação da urbe com…

Saber Mais

Outros Patrimónios

Catedral

Maior edifício religioso construído em Cabo Verde e em toda a costa africana. Erigida por volta de 1556, altura em que se construiu também o

Sabei Mais »

Pelourinho

Construído no limiar do século XVI, entre 1512 ou 1520, enquanto símbolo do poder municipal e da justiça real. Localizado no centro da cidade, local

Sabei Mais »

Monumentos

A lei cabo-verdiana classifica como monumento as obras arquitetónicas, composições importantes ou criações mais modestas, notáveis pelo interesse histórico, arqueológico, artístico, cientifico, técnico…

Sabei Mais »