Patromónio Imaterial

Língua Cabo-verdiana

Partilhar

Língua Cabo-verdiana

Conhecida como uma das primeiras línguas surgidas em contexto de contacto linguístico no período dos descobrimentos, a língua cabo-verdiana, designação técnica correta ou crioulo / kriolu como é comum e carinhosamente apelidada pelos seus falantes é o marco identitário do cabo-verdiano. Tão antiga quanto o próprio homem cabo-verdiano institui-se como o resultado de uma situação de contacto de línguas, que se viveu na ilha de Santiago, nos idos do seculo XV, entre o europeu e o contingente africano, num binómio dominador versus dominado do ponto de vista social, em que o grande número de falantes de línguas diferentes, versus o pouco número de falantes da língua portuguesa, e a estabilidade desta situação de contacto, fez emergir num curto espaço de tempo, uma nova língua de comunicação, no século XVII. Esta língua se impôs num contexto de cinco séculos de dominação colonial portuguesa, sobrevindo como língua materna, língua ritual, língua cultural e língua vernacular. Entremeando, tal como em outras realidades de colonização, a língua do povo colonizador, no nosso caso, a portuguesa manteve-se como única língua oficial alvo de politica linguística de ensino, relegando à língua materna a gestão pelo seu próprio falante, que durante séculos o transmitiu informalmente, de geração em geração tornando-o num símbolo nacional cujo valor cultural, identitário e de memória é partilhado por todos os cabo-verdianos, catapultando-a assim, para espaços considerados formais ( igrejas, parlamento, instituições públicas) na mira de se constituir um bilinguismo efetivo.

Outros Patrimónios

Funaná

O Instituto do Património Cultural no quadro da sua missão, visão e valores tem promovido, divulgado

Saber Mais

Olaria Tradicional

A Olaria tradicional é um projeto que visa analisar, de forma científica, o papel da Olaria, enquanto Património Cultural Imaterial (PCI)

Saber Mais

Tabanca

As festividades da tabanca se iniciam com um conjunto de preparativos que culminam com as atividades no dia do santo patrono do grupo. Na cidade da Praia, os…

Saber Mais