Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Valorização do Sítio Arqueológico de Alcatraz

Valorização do Sítio Arqueológico de Alcatraz 2

Delegação do IPC, acompanhada da CMSD e de outras entidades nacionais e estrangeiras visitam o Sítio Histórico de Alcatraz, Património Nacional, onde decorrem as escavações arqueológicas, conduzidas por uma equipa da Universidade de Cambridge.

Após um mês de escavação, foram achados vestígios da ocupação deste Sítio no decurso do povoamento de Cabo Verde no século XV, com particular incidência para estruturas habitacionais mais antigas em todo o Cabo Verde.

Trata-se de um momento de extrema relevância para a história de Cabo Verde, uma vez que se confirma por meio de evidências materiais, que Alcatraz funcionou como a Capitania Norte da ilha de Santiago, entregue ao capitão Donatário Diogo Afonso, há seis séculos.

Este trabalho arqueológico resulta de uma parceria entre o Instituto do Património Cultural e a Universidade de Cambridge, contando com a parceria d CMSD.

Além de trazer evidências sobre os primórdios da história de Cabo Verde e reforçar a compreensão da organização administrativa e social da ilha de Santiago no século XV, esses achados arqueológicos têm o potencial de enriquecer significativamente o Património Cultural e a Identidade nacional cabo-verdiana.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.