Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Valorização da Tabanca – Candidatura a Património Mundial

Valorização da Tabanca - Candidatura a Património Mundial

Uma equipa do Instituto do Património Cultural, da Direção do Património Imaterial, se encontra, em missão de serviço, à ilha do Maio no âmbito das festividades da Tabanca.

Esta missão coordenada pelo antropólogo visual Carlos Barbosa, decorre entre 14 e 20 de março e tem por objetivo recolher e registar as atividades da Tabanca de Calheta, cujo santo patrono, São José, é festejado a 19 de março.

Trata-se da recolha audiovisual, de todo o ciclo e ritual da tabanca enquanto manifestação cultural, que será posteriormente incorporado ao dossier de candidatura a ser submetido à UNESCO.

A Tabanca é uma das mais antigas expressões culturais da ilha de Santiago e do Maio, símbolo da resistência cultural do povo destas ilhas, ainda hoje muito presente nas comunidades.

Ciente desta importância que assume a tabanca como elemento estruturante da nossa identidade cultural, o governo de Cabo de Verde através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas tem desenvolvido várias ações de valorização como a elaboração do inventário de base comunitária, sob os pressupostos da Convenção do Património Imaterial de 2003, a reabilitação/construção de capelas no seio das comunidades da tabanca, o financiamento anual destinado a todos os grupos de tabanca ativos, para que, de fato, se possa revitalizar esta importante manifestação no contexto social e cultural do país.

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta