Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Valorização da Olaria de Fonte Lima -Assinatura de protocolo entre o IPC e a Associação de Fonte Lima 238.

Valorização da Olaria de Fonte Lima -Assinatura de protocolo entre o IPC e a Associação de Fonte Lima 238.

O IPC assinou um protocolo de cooperação com a Associação de Fonte Lima 238, representado pela presidente Maria Isabel da Moura.

A Associação de Fonte Lima 238 é uma associação de imigrantes de Fonte Lima, sediada em França, no departamento 93 em Le Pré Saint- Gervais e com representação em Cabo Verde e que tem por objetivo a transmissão da cultura cabo-verdiana em todos os planos, conservar e desenvolver projetos de solidariedade em direção à Cabo Verde e de valorizaçâo da cultura nacional.

Por sua vez, O IPC tem vindo a promover, desde 2012, ações de valorização da olaria tradicional de Fonti Lima enquanto Património Nacional que culminou na edição do Catálogo da Olaria de Fonte Lima da Antropóloga e Técnica do IPC, Ana Samira Carvalho Silva, a montagem do Projeto para a criação do Centro Interpretativo e que deverá seguir a sua classificação como Património Nacional.

A Associação Fonte Lima, enquanto associação da diáspora cabo-verdiana pretende valorizar a comunidade de onde é oriunda, assumindo como um dos objetivos a valorização da Olaria de Fonte Lima e a memória da comunidade oleira.

Para além do apoio no processo de Salvaguarda e a valorização da Olaria tradicional de Fonte Lima, mormente junto da diáspora em França, ações de capacitação e divulgação desta prática a associação irá disponibilizar um montante de 14.330€ (catorze mil e trezentos euros) para apoiar na montagem de parte do conteúdo do Centro Interpretativo da Olaria Tradicional de Fonte Lima.

Com esta iniciativa se potencializa o enorme contributo da diaspora cabo-verdiana na salvagurada e promoção do património imaterial nacional.

Este protocolo reveste-se de particular interesse, uma vez que já foi lançado o concurso da empreitada para a reabilitação e ampliação do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima no quadro POT, via Fundo de Sustentabilidade Social do Turismo- FSST.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.