Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

“Um dos objetivos do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas com este contrato de financiamento, é, para além de criar uma relação formal com todos os grupos, conferir tratamento igualitário a todos os grupos da tabanca a nível nacional independentemente da sua proveniência ou de estarem mais próximos ou distantes das instituições”

Um dos objetivos do Ministério da Cultura e das Indústria

Esta intervenção ocorreu no quadro da formalização do apoio financeiro de 200.000$00 (duzentos mil escudos), com os sete grupos da tabanca do Município de Santa Catarina, de Achada Leite, Tomba Touro, Ribeira Riba, Tcharco, Chã de Tanque, Lém Cabral e Boca Mato, esta manhã, no Museu da Tabanca, em Chã de Tanque.

Um montante destinado à realização de atividades culturais recreativas, lúdicas e pedagógicas, aquisição de instrumentos musicais e confeções de indumentárias.

Trata-se de mais uma ação que vem na linha da política de valorização desta manifestação cultural imaterial, iniciado em 2018, com todos os grupos nacionais, formalmente constituídos, e que não se esgota no apoio monetário. Esta trabalho abrange, ainda, o apoio técnico aos grupos para o processo de documentação, para a melhoria dos espaços de interpretação, para a reabilitação das capelas e casas de tabanca etc.

O foco é garantir a preservação, perpetuação desta importante manifestação cultural e preparar sua candidatura a património cultural imaterial da humanidade.

Neste momento, o Ministério da Cultural e das Indústrias Criativas através do Instituto do Património Cultural se encontra no processo de documentação a nível infográfico da tabanca, uma das exigências da UNESCO, e posteriormente será realizada a recolha dos consentimentos junto de todos os grupos do país, bem como a montagem do dossier técnico que deverá ser submetido à UNESCO em 2024.

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

A visita permitiu ao Fundo do Turismo na qualidade de entidade financiadora inteirar-se do progresso das obras que dão forma ao primeiro Centro interpretativo de Olaria tradicional de cabo verde.

As obras que entram agora na fase de acabamento deverão ser concluídas e inauguradas, ainda neste semestre.