UE financia Cabo Verde com 106 mil Euros no âmbito do projeto MARGULLAR2

UE financia Cabo Verde com 106 mil Euros no âmbito do projeto MARGULLAR2

A União Europeia está a financiar Cabo Verde com 106 mil euros no âmbito do projeto MARGULLAR2. Este foi o motivo da deslocação do Presidente do IPC, Hamilton Jair Fernandes à ilha da Madeira, acompanhada da Diretora dos Museus, Ana Samira Baessa, com o fito de participar na 1ª reunião dos parceiros do programa MAC INTERREG.

Uma extensão do MARGULLAR 2014-2020,desenvolvido em parceria com as ilhas da Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde), cujo objetivo foi conservação, valorização e divulgação da história marítima através do património subaquático desta região. Igualmente, através dos projetos desenvolvidos procurou-se promover a investigação; O desenvolvimento tecnológico e a inovação; Melhorar a competitividade das pequenas e médias empresas; Promover a adaptação às mudanças climáticas, a eficiência dos recursos; E conservar e proteger o meio ambiente.

Para esta segunda fase do projeto Margullar Cabo Verde delineou campos de atuação com foco na valorização do Património Cultural Subaquático, mormente, a reabilitação das infraestruturas do Museu do Mar sito em São Vicente e do Museu de Arqueologia, a georreferenciação e inventariação do património cultural subaquático e ações de formação, informação e educativas. O objetivo é conciliar o Património subaquático e o Turismo para a sua posterior promoção nestas regiões.

Cabo verde é Estado-membro da convenção do Património Cultural Subaquático, e tem primado pela salvaguarda deste património, adotando medidas legais e institucionais para o efeito, nomeadamente, a criação da comissão nacional para salvaguarda do património cultural subaquático, formações de técnicos nacionais, sensibilização das comunidades costeiras, entre outras iniciativas.

Partilhar
Últimas Notícias

DIA MUNDIAL DO TURISMO

Comemora-se hoje o dia Mundial do Turismo, este ano sob o lema “Repensando o Turismo”, onde a Organização Mundial do Turismo faz um apelo a