Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

UE financia Cabo Verde com 106 mil Euros no âmbito do projeto MARGULLAR2

UE financia Cabo Verde com 106 mil Euros no âmbito do projeto MARGULLAR2

A União Europeia está a financiar Cabo Verde com 106 mil euros no âmbito do projeto MARGULLAR2. Este foi o motivo da deslocação do Presidente do IPC, Hamilton Jair Fernandes à ilha da Madeira, acompanhada da Diretora dos Museus, Ana Samira Baessa, com o fito de participar na 1ª reunião dos parceiros do programa MAC INTERREG.

Uma extensão do MARGULLAR 2014-2020,desenvolvido em parceria com as ilhas da Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde), cujo objetivo foi conservação, valorização e divulgação da história marítima através do património subaquático desta região. Igualmente, através dos projetos desenvolvidos procurou-se promover a investigação; O desenvolvimento tecnológico e a inovação; Melhorar a competitividade das pequenas e médias empresas; Promover a adaptação às mudanças climáticas, a eficiência dos recursos; E conservar e proteger o meio ambiente.

Para esta segunda fase do projeto Margullar Cabo Verde delineou campos de atuação com foco na valorização do Património Cultural Subaquático, mormente, a reabilitação das infraestruturas do Museu do Mar sito em São Vicente e do Museu de Arqueologia, a georreferenciação e inventariação do património cultural subaquático e ações de formação, informação e educativas. O objetivo é conciliar o Património subaquático e o Turismo para a sua posterior promoção nestas regiões.

Cabo verde é Estado-membro da convenção do Património Cultural Subaquático, e tem primado pela salvaguarda deste património, adotando medidas legais e institucionais para o efeito, nomeadamente, a criação da comissão nacional para salvaguarda do património cultural subaquático, formações de técnicos nacionais, sensibilização das comunidades costeiras, entre outras iniciativas.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.