Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Técnicos do IPC realizam missão de serviço no âmbito do projeto CONCHA

Concha

Técnicos do IPC realizam missão de serviço no âmbito do projeto CONCHA

As técnicas do Instituto do Património Cultural, Aleida Aguiar, antropóloga e Arlete Araújo, geógrafa, deslocam no dia 05 de setembro, para os Açores, Portugal, em missão de serviço no âmbito do projeto CONCHA.

Um projeto financiado pela União Europeia e liderado pela Universidade NOVA de Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, que visa o desenvolvimento de conhecimentos históricos e patrimoniais, no domínio da investigação, salvaguarda e valorização do legado subaquático Nacional.

A missão que terá a duração de 30 dias, incluirá sessões de trabalho com outros professores e investigadores do projeto, sessões de trabalho no âmbito do património imaterial dos oceanos, visitas aos arquivos e museus da região e a participação no evento do projeto: Islands, Whales and People.

Recorde-se que Cabo Verde acolheu a primeira missão do projeto em abril de 2018 com o mergulho de prospeção arqueológica subaquática no Ancoradouro da Cidade Velha – Património Mundial, Urania e São Francisco.

As ações do CONCHA em Cabo Verde tem sido realizadas em estreita colaboração com a Universidade de Cabo Verde – UniCV, IMP – Instituto Marítimo Portuário, Direção Nacional do Ambiente (DNA), Guarda Costeira de Cabo Verde e a Comissão Nacional da Unesco Cabo Verde.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.