Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Técnicos do IPC participam na conferência “Morna – Nós Identidade, Nos Património”

Técnicos do IPC participam na conferência “Morna – Nós Identidade, Nos Património”

A Diretora dos Museus, Ana Samira Silva Baessa e o historiador e técnico do Instituto do Património Cultural, Edson Brito participam hoje, 08 de abril, a partir das 18h, na conferência “Morna – Nós Identidade, Nos Património”, na Casa da Morna Sodad, sito na localidade de Praia Branca- Tarrafal de São Nicolau.

Um evento promovido pela Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau e que se enquadra nas atividades da VIII edição do Sodad Festival D´Morna. Ana Samira Silva Baessa explanará sobre “A morna no quadro do Plano de Salvaguarda: A importância dos espaços de representação e memória” tanto do ponto de vista da valorização patrimonial como da valorização do território.

Um eixo que consta do Plano de Salvaguarda da Morna elaborado aquando da sua candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade, cujo objetivo principal é criação de um espaço de referência para a fruição da morna, proporcionando aos locais e visitantes o conhecimento sobre o género e o seu contexto evolutivo. E, são exemplo destes espaços, a Casa da Morna Sodade, e a Casa Museu Eugénio Tavares, em Nova Sintra, ilha da Brava, ambos inaugurados em dezembro de 2020, e, em carteira, a criação da Casa da morna da Boavista.

Espaços, que representam um grande significado sociocultural enquanto elemento identitário partilhado por diferentes gerações, um modo de lazer, de valorização do território, coesão e empoderamento socio-emocional da comunidade onde se inserem.

Edson Brito falará sobre o universo feminino na morna, desde as cantadeiras ao presente, destacando o papel desempenhado pela mulher tanto na sua perspetiva de rainhas e donas da morna, bem como musas inspiradoras do género musical.

Abordará ainda, a longa trajetória da morna mesmo em períodos em que elas perderam a exclusividade sendo masculinizado, porém, recuperou-se a sua centralidade culminando com a sua elevação a património imaterial da humanidade graças à diva Cesária Évora.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.