Técnicos de diferentes departamentos do Instituto do Património Cultural participaram, numa jornada de escavações arqueológicas no Complexo da Misericórdia, na Cidade Velha. A atividade decorreu no âmbito da segunda fase da campanha arqueológica que antecede a requalificação do troço entre a antiga Catedral e o edifício da Misericórdia, integrada no Projeto Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul.
A experiência proporcionou aos profissionais do IPC uma oportunidade única de contacto direto com metodologias arqueológicas, numa abordagem prática e colaborativa. Sob a orientação do arqueólogo André Teixeira, da Universidade Nova de Lisboa, os participantes puderam experimentar o processo técnico de escavação, registo e análise de vestígios, aprofundando o conhecimento sobre o valor histórico do sítio e a importância da arqueologia como ferramenta de preservação patrimonial.



A campanha decorre até ao final de junho e é financiada pelo Governo de Cabo Verde, através do Banco Mundial, no quadro do Projeto de Requalificação Urbana e Ambiental da Cidade Velha. Esta ação conta com o apoio da UGPE, da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, do Instituto do Turismo de Cabo Verde e do IPC, reafirmando o compromisso institucional com a valorização do património cultural e o reforço de uma abordagem integrada e sustentável ao desenvolvimento local.



