Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Tarrafal de Santiago- Equipa técnica do IPC realiza visita de reconhecimento na capela de São José

Tarrafal de Santiago- Equipa técnica do IPC realiza visita de reconhecimento na capela de São José

Uma equipa técnica do Instituto do Património Cultural constituída pela Diretora dos Monumentos e Sítio, Ângela Almeida, pelo conservador José Lima e pela arqueóloga Nireida Tavares, realizaram, na última sexta-feira, uma visita de reconhecimento na capela de São José, em Trás os Montes, Município do Tarrafal de Santiago.

Uma visita que acontece no seguimento do lançamento do livro do historiador Carlos Ferreira “Subsídios para a Escrita da História do Tarrafal”, cuja capela construída no século XVI é uma das importantes referências (uma das mais antigas da ilha de Santiago) no contexto da definição do roteiro turístico a nível do turismo religioso.

Numa primeira análise, a equipa reconheceu alguns vestígios dos materiais antigos como a cerâmica de produção local e inglesa do século XIX, ruínas da residência do padre na altura e ainda um antigo cemitério.

Posteriormente será realizado um levantamento pormenorizado que envolverá escavações arqueológicas dentro e fora da capela, que permitirá perceber toda a dinâmica histórica do monumento religioso, através dos vestígios arqueológicos existentes.

Estes trabalhos enquadram-se nas medidas de salvaguarda e valorização do Património Cultural Nacional delineados pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através do IPC e que visam desenvolver conhecimentos históricos e patrimoniais, no domínio da investigação, salvaguarda e valorização do legado arqueológico, terrestre e subaquático do país.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.