Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Projeto Reforço das capacidades dos profissionais do património de Cabo Verde e Guiné

Reabilitacao-da-cobertura-das-casas-da-Rua-da-Banan

Ao abrigo de um financiamento da UNESCO, através do escritório regional de Dakar, Cabo Verde, o Instituto do Património Cultural coordena o projeto de Reforço das capacidades dos profissionais do património de Cabo Verde e Guiné Bissau para implementação das Convenções de 1972 e 2003, no valor global de 17.705 dólares.

E, para o efeito se deslocam a Bissau, para ministrar uma ação de formação, os Técnicos do IPC Sandra Helena Mascarenhas Martins e Martinho Robalo Brito, entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro.

Da missão, constam encontros com algumas entidades que possam estar relacionadas com o património, nomeadamente, a direção do património cultural, ONG’s acreditadas junto à Unesco e comunidades interessadas. Será ministrada uma formação de dois dias versando o património mundial e a implementação da Convenção para salvaguarda do património imaterial, nos dias 30 e 31 de agosto.

Ainda, por solicitação da UNESCO, enquanto ponto focal e coordenação do processo de elaboração do Relatório Periódico da Convenção de 2003, a técnica Sandra Mascarenhas realiza uma sessão com os técnicos guineenses, no dia 1 de setembro, na tentativa de fazer avançar o processo. O que também pressupõe um encontro com a tutela da pasta da cultura visando o engajamento das entidades estatais no processo que se encontra atrasado em relação aos demais países.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.