As escavações arqueológicas em curso no Complexo da Misericórdia, em Cidade Velha, surgem no contexto do projeto de Requalificação Urbana e Ambiental de Cidade Velha – Património Mundial, cujo concurso está em fase de avaliação das propostas. Com efeito, esta ação antecede o projeto macro de requalificação perspetivando colocar a descoberto todas as estruturas deste importante complexo com vista as adaptações necessárias ao projeto de intervenção de modo a conciliar a preservação do património arqueológico com as diferentes componentes do projeto.
Trata-se da primeira intervenção de requalificação com impacto sobre o monumento, sendo realizada com uma perspetiva de valorização do uso comunitário, turístico e social.



A área em questão está a ser cuidadosamente analisada, e o projeto será redesenhado conforme as descobertas realizadas durante as escavações, como os achados encontrados no local.
O projeto, financiado pelo Governo de Cabo Verde e pelo Banco Mundial no âmbito do programa Turismo Resiliente e Economia Azul, prevê um investimento global de cerca de 300 mil contos, sendo 50 mil contos destinados especificamente à intervenção no troço de estrada que liga dois dos edifícios religiosos mais emblemáticos da história de Cidade Velha e de Cabo Verde: o Complexo da Misericórdia e a Sé Catedral. Além disso, o plano inclui a criação de infraestruturas como um parque infantil, um restaurante com esplanada e um espaço de interpretação.
A equipa técnica do Instituto do Património Cultural, juntamente com representantes da Unidade de Gestão de Projetos Especiais, e a equipa técnica da Câmara Municipal da Ribeira Grande estiveram no local para acompanharam o andamento das escavações e discutir o impacto das descobertas arqueológicas e a necessidade de possíveis ajustes no projeto original.


