Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Projeto Concha – Técnicos do IPC realizam Missão ao Observatório do Mar dos Açores – OMA

cropped-logo-ipc.jpg

Os técnicos do Instituto do Património Cultural, Yolanda Gomes, Sandra Rodrigues e Adérito Tavares, deslocam hoje, 15 de setembro, para os Açores, Portugal, em missão de serviço no âmbito do projeto CONCHA de que o IPC é parceiro.

Um projeto, financiado pela União Europeia e liderado pela Universidade Nova de Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e que tem como objetivo promover o desenvolvimento de conhecimentos históricos e patrimoniais, especialmente no campo da pesquisa, preservação e valorização do património Cultural ligado ao Mar.

A missão, abrangerá várias atividades, incluindo colaborações com outros professores e investigadores do projeto, envolvimento em estudo do património dos oceanos, visitas a arquivos e museus regionais, acompanhamento dos programas educativos, além da participação em diversos eventos científicos organizados pelo OMA.

De realçar que Cabo Verde acolheu a primeira missão do projeto em abril de 2018, com um mergulho de prospeção arqueológica subaquática no Ancoradouro da Cidade Velha, Património Mundial, no naufrágio da Fragata Urânia na Praia e no Naufrágio de São Francisco.

Foi ainda, no quadro deste projeto em articulação com o Projeto Margullar II, que se procedeu a catalogação dos Naufrágios Históricos de Cabo Verde, num total de 139 em todo o Cabo Verde.

As ações do CONCHA em Cabo Verde têm sido realizadas em estreita colaboração o Instituto Marítimo Portuário (IMP), a Direção Nacional do Ambiente (DNA), a Guarda Costeira de Cabo Verde e a Comissão Nacional da UNESCO em Cabo Verde.

A mobilidade dos investigadores e técnicos do IPC visa facilitar a partilha de experiências, o conhecimento de pesquisas e outras realidades que possam complementar os trabalhos desenvolvidos em Cabo Verde.

Partilhar