Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Presidente do IPC visita obras de reabilitação, da Igreja de Nha Santa Catarina.

Presidente do IPC visita obras de reabilitação, da Igreja de Nha Santa Catarina.

O Presidente do IPC, Dr. Hamilton Jair Fernandes, acompanhado do arquiteto Daniel Oliveira e do técnico da Direção dos Monumentos e Sítios, Cláudio Ramos, visitou hoje as obras de reabilitação da igreja de Nha Santa Catarina, sito no município de Santa Catarina, ilha de Santiago.

Uma visita cuja objetivo foi a realização de uma fiscalização conjunta (Instituto do Património Cultural, Infraestruturas de Cabo Verde, SA, e a Diocese de Santiago), junto com a empresa responsável pela execução da empreitada.

Empreitada esta, que passou pela demolição e ampliação do transepto; Criação do bloco de apoio na parte posterior com o acrescento da sacristia, casas de banho e zonas de arrumos; Substituição da cobertura em telha marselha com forro em madeira pinho, das portas e janelas, do piso em ladrilho de mármore e madeira, das luminárias; Aumento do pé direito do presbitério; Criação do mezanino; Pintura interior e exterior; Instalação sonora e elétrica; iluminação e calcetamento exterior.

Na sua fase final, assim como todos os edifícios religiosos reabilitados até o momento, a reabilitação da ermida dará uma outra roupagem ao município colocando-o no mapa do turismo cultural e religioso. A entrega das chaves à paróquia e à população está prevista para a segunda quinzena do mês de Abril.

Recorde que as obras de reabilitação da Igreja de Nha Santa Catarina enquadram-se no programa de valorização do património histórico, cultural e religioso do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), financiado pelo Governo de Cabo Verde.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.