Presidente do IPC visita arquivo da Diocese de Santiago

presidente-do-ipc-visita-arquivo-da-diocese-de-santiago

O presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, acompanhado da Diretora do Património Imaterial, Sandra Mascarenhas, visita o arquivo da Diocese de Santiago.

O convite partiu do presidente da comissão para os bens culturais da igreja, Sr. Padre António Monteiro, com o objetivo de estabelecer uma parceria para a disponibilização de fontes primários depositados no arquivo da diocese para a investigação histórico e cultural.

Situado na residência do Bispo da Diocese de Santiago, sua Eminência Dom Arlindo Furtado, o arquivo alberga espólios como peças etnográficas ligadas á liturgia, documentos numismáticos e relacionados com à administração da igreja católica, iconográficos, e registos paroquiais (casamentos, batismos) datados desde século XIX.

São artefactos de elevado valor histórico e patrimonial que o Instituto do Património Cultural, tem todo o interesse de estabelecer parcerias no que tange à salvaguarda do património arquivístico e documental da diocese.

Partilhar
Share on email
Share on facebook
Últimas Notícias

Contador de estórias na Escolas

Enquadradas nas atividades alusivas ao mês da Cultura e das Comunidades, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através do Instituto do Património Cultural