Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Presidente do IPC reúne com entidades de Cidade Velha, Património Mundial

Presidente do IPC reúne com entidades de Cidade Velha, Património Mundial

O presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, reuniu com os responsáveis das instituições Estatais presentes no Sítio Histórico da Cidade Velha, Patrimônio Mundial, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira, o comandante da Polícia, Arlindo Furtado, a Delegada do Ministério da Educação, Ernestina Pereira, a Delegada de Saúde, Jacira Varela, o Delegado da ADS, José Luís Gomes, Delegado dos Correios, António Fernandes, Conservadora dos Registos Notariado e Identificação, Jacilene Lopes, e o Delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente, Ermilindo Barros, para em conjunto, analisarem as melhores estratégias de atuação no sítio.

O foco central do encontro foi discutir os desafios que o sítio enfrenta nas mais diversas áreas, particularmente neste período marcado pelo Covid-19, com destaque para as construções clandestinas, e as possíveis soluções para mitigar os riscos sobre o Valor Universal Excepcional.

Em 2019 foi elaborado e aprovado pela UNESCO, o Plano de Gestão Cidade Velha, 2019/2022 que traduz num conjunto de estratégias que visam criar oportunidades e soluções para o desenvolvimento sustentável do Sitio Histórico, enquanto Património Mundial, baseando-se, para isso, em ações de preservação, valorização e salvaguarda, procurando também garantir a sua vitalidade a longo prazo. Desde então, projetos elaborados e implementados através dos eixos delineados no programa, EE I – Envolvimento, Participação e Coesão Social; EE II – Desenvolvimento Urbano: Conservação e Valorização da Paisagem Urbana Histórica; EE III – Preservação e Valorização do Património Imaterial; EE IV – Turismo e Indústrias Criativas; EE V – Investigação, Promoção e Divulgação, de forma a garantir que todos os pressupostos exigidos pela UNESCO no ato da candidatura a Património Mundial sejam cumpridos.

E, para que o plano continue a ser implementado, de forma célere e eficiente, faz-se necessário o enganchamento das instituições do Estado presentes no sítio, que durante o encontro afirmaram a sua disponibilidade em continuar a estabelecer uma forte parceria para continuar a trabalhar em prol do desenvolvimento do Sítio.

Especialmente numa altura em que a gestão do circuito turístico de Cidade Velha, após quase 20 anos de gestão privada, passou para a responsabilidade do Estado de Cabo Verde, que pretende traçar estratégias que alavanquem o turismo local. Um setor que sempre contribuiu para o aumento da economia de Cidade Velha.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.