Presidente do IPC reúne com a Presidente da CMSC

Presidente do IPC reúne com a Presidente da CMSC

O Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, acompanhado da Diretora dos Museus, Ana Samira Silva Baessa, e do Diretor Administrativo e Financeiro, Filomeno Fortes, reuniu com a Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, que se fez acompanhar do Diretor da Cultura da CMSC, Sidney Martins.

O objetivo central do encontro foi de analisar o protocolo assinado em Janeiro de 2017 entre as duas instituições, visando a gestão partilhada do Museu/Centro Cultural Norberto Tavares e cuja vigência cessou no inicio do ano em curso.

A reapreciação da continuidade deste protocolo assenta-se, na necessidade de uma nova abordagem sobre a gestão do espaço, em função dos objectivos do projecto Museu de Cabo Verde e Rede dos Museus de Cabo Verde. Este que, visa posicionar a alavancar o papel social, educativo e turísticos dos museus na senda da valorização dos recursos do território para um desenvolvimento sustentável.

Por outro lado emerge de uma preocupação constante do Ministério da Cultura e das Industrias Criativas, através do IPC, a quem foi delegada família, a responsabilidade pela salvaguarda do acervo e promoção das memórias do cantor e compositor Norberto Tavares. No final a reunião ficou o compromisso de se proceder a uma missão técnica com o fito de apresentar um relatório exaustivo sobre o cabal cumprimento do protocolo acima mencionado, bem como apresentar a nova proposta museal para o espaço em apreço.

Partilhar
Share on email
Share on facebook
Últimas Notícias

Contador de estórias na Escolas

Enquadradas nas atividades alusivas ao mês da Cultura e das Comunidades, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através do Instituto do Património Cultural