Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Presidente do IPC recebe Presidente do ITCV

Presidente do IPC recebe Presidente do ITCV

O presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, acompanhado do corpo diretivo, recebeu esta manhã o presidente do Instituto do Turismo de Cabo Verde, Humberto Lélis e a coordenadora do turismo na região Sal e Boavista, Olina Cabral.

Um encontro que teve como foco conhecer a dinâmica setorial do turismo e os seus desafios face às questões de sustentabilidade, nesta conjuntura de retoma das atividades.

Durante a reunião o presidente do ITCV apresentou e solicitou o envolvimento do IPC na estruturação do projeto Sistema de Informação Geográfica, sig.cv. Uma plataforma que está a ser desenvolvida para responder á nova demanda do mercado e alcançar novos segmentos. Paralelamente pretende-se que seja um “guia” para quem visita Cabo Verde e queira localizar as principais atrações turísticas do país.

Neste projeto o IPC daria todo o suporte técnico a nível da georreferenciação das ofertas culturais, uma vez que a instituição tem tido um papel importantíssimo na promoção do património cultural.

Um trabalho que tem realizado através da inventariação, reabilitação e sensibilização das comunidades para a relevância do património e como a salvaguarda destes bens se reflete na dinamização do turismo e consequentemente da economia local.

Ainda, foi discutido a possibilidade do IPC realizar um estudo de viabilidade sobre as redes museológicas em Cabo Verde e ter um papel ativo na preparação da formação dos guias de turismo, a nível da história e cultura do país.

Hamilton Jair Fernandes enfatizou os projetos que já foram realizados pela instituição e que certamente servirão de mote a parceria com o ITCV, mormente, a plataforma do inventário do património cultural imóvel, o estudo de perfil e nível de satisfação dos visitantes dos Museus de Cabo Verde e a criação do roteiro turístico do património cultural na ilha de Santiago.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.