Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Presidente do IPC recebe novo pároco em missão na paróquia do Santíssimo Nome de Jesus

Presidente do IPC recebe novo pároco em missão na paróquia do Santíssimo Nome de Jesus

O presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, recebeu nesta amanhã o Padre Joaquim Brito, novo pároco em missão na paróquia do Santíssimo Nome de Jesus, na Cidade Velha, Património Mundial.

O convite para o encontro teve como fim uma apresentação formal da Instituição e dos projetos que têm sido feitos no sítio histórico em estreita articulação e parceria com a Diocese de Santiago.

Fernandes começou por falar do mais recente, a reabilitação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Um projeto no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades, financiado pelo Governo de Cabo Verde, que de entre outros critérios, sua efetivação se deveu à importância histórica e cultural que a mesma representa para o país.

E, mais do que devolver a comunidade o seu espaço de culto religioso, esta parceria tem permitido a igreja realizar, junto da população, ações de sensibilização sobre a relevância da salvaguarda do património cultural, auxiliando o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas no processo de gestão dos bens culturais religiosos da Cidade Velha, Património Mundial.

Um trabalho que deverá continuar com as demais intervenções que decorrerão no sítio, a nível do património religioso, mormente, a musealização das Ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. O projeto terá início em breve e permitirá a conservação dos vestígios localmente, uma compreensão fidedigna da história e do sítio arqueológico na sua íntegra, e inovar as infraestruturas culturais do sítio histórico.

O Padre Joaquim Brito por sua vez reiterou a sua disponibilidade para continuar a trabalhar em prol da sua nova paróquia bem como na gestão dos edifícios religiosos do sitio, exaltando que todos têm uma responsabilidade perante este trabalho que o Instituto do Património Cultural tem realizado ao longo dos anos.

Partilhar

Chantier-École Internacional -Santiago 24

Cidade Velha, acolhe no quadro dos 15º aniversário da sua classificação a Património Mundial o primeiro Chantier-École Internacional de Arqueologia Subaquática, entre os dias 1