Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Presidente do IPC recebe Embaixador de Cuba em Cabo Verde.

Presidente do IPC recebe Embaixador de Cuba em Cabo Verde.

A Presidente do IPC, Ana Samira Silva Baessa, e equipa, recebeu, ontem, o embaixador da Cuba em Cabo Verde, Dr. Turcios Miguel López.

Esta visita teve como objetivo formalizar o convite à instituição para a participação no Congresso Internacional sobre o Património Cultural, que acontecerá de 03 a 05 de maio enquadrado no programa da presidência de Cuba, do Grupo 77+China.

Por outro lado, o Embaixador aproveitou para felicitar a nova presidência do IPC, mostrando a disponibilidade de Cuba em cooperar com Cabo Verde e com a Instituição nos domínios do Património cultural, uma vez que o seu país tem dado ênfase à proteção do património cultural, tanto material e imaterial como importantes elementos para o turismo e o desenvolvimento sustentável.

López considera importante a partilha de experiências com Cabo Verde a nível de proteção e salvaguarda do património cultural, pela dinâmica dos dois países em termos turísticos, um sector que tem sido chave no desenvolvimento, principalmente em Havana Velha que é, à semelhança da Cidade Velha, classificado como Património da Humanidade.

Ana Samira Baessa aproveitou o momento para falar sobre os projetos referentes à proteção do património que o Ministério da Cultura e das Indústrias Criaticas, através do IPC, tem em curso, mormente, o programa de reabilitação da Cidade Velha, Património Mundial e o reforço do quadro museológico com projetos estruturantes neste domínio, nomeadamente o Projeto do Museu do Mar, em São Vicente.

No final do encontro, o Embaixador reiterou a sua disponibilidade, de fazer uma interface com algumas instituições cubanas que trabalham com a museologia e a conservação do património arquitetónico, para que o IPC possa recolher subsídios que certamente culminarão no delineio de projetos na área da proteção do património cultural.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.