Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Presidente do IPC recebe COC

Presidente do IPC recebe COC

O Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, acompanhado da Diretora dos Museus, Ana Samira Silva Baessa, recebeu nesta manhã o Comité Olímpico Cabo-verdiano.

O encontro acontece no âmbito dos preparativos para os jogos olímpicos de 2024 em Paris, França. O país mais próximo de Cabo Verde a acolher uma competição desportiva de tamanha envergadura, onde residem mais de sessenta mil emigrantes cabo-verdianos.

É nesta senda que a Comité Olímpica Cabo-verdiana pretende pela primeira vez associar a participação desportiva de Cabo Verde à criação de um espaço cultural, “Casa Cultura de Cabo Verde”, como forma de promover a cultura cabo-verdiana e o país e com isso contribuir de alguma forma, o fomento do turismo e de outros negócios.

Hamilton Jair Fernandes demonstrou a total disponibilidade do IPC em dar todo o suporte técnico na implementação do projeto, sugerindo enfatizar os bens culturais classificados como Património Mundial pela UNESCO, mormente, a morna e o sítio histórico da Cidade Velha, e os acervos existentes nos diferentes museus.

Recorde que no passado mês de dezembro o Instituto do Património Cultural e a Comissão Olímpica Cabo-verdiana assinaram um protocolo de cooperação para a criação do Museu Olímpico Cabo-verdiano visando a salvaguarda da memória olímpica do país, projeto em curso, aguardando a identificação do espaço.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.