Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Presidente do IPC preside visita guiada à Ministra da Defesa de Portugal à Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Presidente do IPC preside visita guiada à Ministra da Defesa de PortugalIgreja de Nossa Senhora do Rosário

O Presidente do Instituto do Património, Hamilton Jair Fernandes, acompanhado do arquiteto da instituição Adalberto Tavares, preside visita guiada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário sito na Cidade Velha, Património Mundial, à Ministra da Defesa de Portugal Helena Carreiras.

A visita que se efetivou na sequência da estadia de dois dias de Carreiras a Cabo Verde, teve como intuito conhecer os trabalhos de reabilitação deste, que é um dos monumentos religiosos mais antigo da África subsariana datada para o século XV.

Uma reabilitação que passou pela correção e consolidação de todas as anomalias existentes, reforço estrutural e escavações arqueológicas.

Durante as intervenções foi realizado ainda o restauro da Capela Gótica sito no interior da ermida, que contou com o financiamento da Cooperação Portuguesa no valor de 50.000 (cinquenta mil) euros.

A Ministra da Defesa de Portugal mostrou-se muito impressionada com o restauro realizado, que permitiu que todos os traços arquitônicos e históricos fossem recuperados e preservados.

No decurso da visita quis conhecer ainda o Forte Real de São Filipe. O monumento que dá às boas-vindas a quem visita Cidade Velha, Património Mundial e que durante anos foi o “guardião” da Cidade.

Há que realçar que este é apenas um dos projetos efetivados no domínio da cooperação no setor da cultura entre Cabo Verde e Portugal e que entidades como a vice-presidente do Camões Instituto, Cristina Moniz, o Primeiro-ministro de Portugal, António Costa e o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, também já procederam uma visita à Igreja de Nossa Senhora do Rosário aquando das suas estadias no país.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.