Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Presidente do IPC participa no seminário “A Cidade de Macúti: Pensar o Futuro – Património e Desenvolvimento” na ilha de Moçambique

Presidente do IPC participa no seminário A Cidade de MacútiPensar o Futuro_Património e Desenvolvimento na ilha de Moçambique

O presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, participa no seminário “A Cidade de Macúti: Pensar o Futuro – Património e Desenvolvimento” que decorre entre 04 a 06 de Abril na ilha de Moçambique.

Durante o seminário organizado no âmbito da Componente 4 – Apoio institucional ao Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique – 3ª fase, e que visa promover uma reflexão ampla sobre a cidade de Macúti, Fernandes fará uma intervenção onde abordará o tema “Partilha de boas práticas: Cidade Velha, Património Mundial da Humanidade”.

Através deste encontro transversal, os membros e os parceiros da Componente 4 (GACIM, DGPC, Unilúrio, ADPM) pretendem promover um debate alargado sobre o ponto de situação atual da cidade de Macúti e contribuir para definição de objetivos para o futuro.

Igualmente, pretende-se produzir conclusões concretas que possam contribuir para dar resposta às necessidades e problemáticas desta Cidade, através de uma discussão integrada e estratégica dos diferentes desafios identificados no terreno. O evento é dirigido a um público abrangente, incluindo não só técnicos e atores institucionais e políticos, mas também a sociedade civil local.

Há que realçar que para além das questões ligadas à arquitetura e conservação do património, também se refletirá sobre problemas de outra natureza, nomeadamente de cariz social, que estão também na base de muitos dos desafios do desenvolvimento na Cidade de Macúti, que se localiza na ilha de Moçambique que à semelhança da Cidade Velha também integra a lista de Património Mundial na UNESCO.

Fotografias: http://whc.unesco.org/en/list/599/gallery/&maxrows=21

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.