Presidente do IPC participa no “I Congresso da Arqueologia Subaquática da Macaronésia”

I Congreso Arqueologico Subaguatico

O presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes e o técnico e historiador Edson Brito, participarão no “I Congresso da Arqueologia Subaquática da Macaronésia” que decorrerá nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2021, em Lanzarote, Ilhas Canárias.

O evento que pretende reunir os parceiros do projeto para apresentar os resultados do mesmo nos seus respetivos territórios, é fruto de mais de dois anos de trabalho no âmbito do Projeto Cooperação Territorial INTERREG MAC 2014-2020 MARGULLAR, cofinanciado pelos fundos europeus do FEDER.

Esta iniciativa nasceu em Lanzarote e visa dar um passo em direção à conservação e valorização do património arqueológico subaquático, superando as limitações culturais, linguísticas e geográficas impostas por um território insular, característica comum a todos os arquipélagos da Macaronésia.

Compartilhar conhecimentos e boas práticas que existem na arqueologia subaquática atual, tanto nível metodológico como a conservação e divulgação do património cultural subaquático e dar visibilidade às diferentes iniciativas que estão a ser desenvolvidas nestas regiões estarão no cerne do evento.

Recorde que projeto MARGULLAR foi desenvolvido em parceria com as ilhas da Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde), e visa articular o Património e Turismo através da realização de trabalhos de arqueologia subaquática para a preservação e conservação do património marinho, para a sua posterior valorização e aproveitamento, com foco na melhoraria da atratividade e promoção do turismo nestas regiões.

Cabo verde é Estado-membro da convenção do Património Cultural Subaquático, e tem primado para a salvaguarda deste património, adotando medidas legais e institucionais para o efeito, nomeadamente, a criação da comissão nacional para salvaguarda do património cultural subaquático, formações de técnicos nacionais, sensibilização das comunidades costeiras, entre outras iniciativas.

Partilhar
Últimas Notícias

DIA MUNDIAL DO TURISMO

Comemora-se hoje o dia Mundial do Turismo, este ano sob o lema “Repensando o Turismo”, onde a Organização Mundial do Turismo faz um apelo a