Últimas Notícias

Presidente do IPC participa no “I Congresso da Arqueologia Subaquática da Macaronésia”

I Congreso Arqueologico Subaguatico

O presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes e o técnico e historiador Edson Brito, participarão no “I Congresso da Arqueologia Subaquática da Macaronésia” que decorrerá nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2021, em Lanzarote, Ilhas Canárias.

O evento que pretende reunir os parceiros do projeto para apresentar os resultados do mesmo nos seus respetivos territórios, é fruto de mais de dois anos de trabalho no âmbito do Projeto Cooperação Territorial INTERREG MAC 2014-2020 MARGULLAR, cofinanciado pelos fundos europeus do FEDER.

Esta iniciativa nasceu em Lanzarote e visa dar um passo em direção à conservação e valorização do património arqueológico subaquático, superando as limitações culturais, linguísticas e geográficas impostas por um território insular, característica comum a todos os arquipélagos da Macaronésia.

Compartilhar conhecimentos e boas práticas que existem na arqueologia subaquática atual, tanto nível metodológico como a conservação e divulgação do património cultural subaquático e dar visibilidade às diferentes iniciativas que estão a ser desenvolvidas nestas regiões estarão no cerne do evento.

Recorde que projeto MARGULLAR foi desenvolvido em parceria com as ilhas da Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde), e visa articular o Património e Turismo através da realização de trabalhos de arqueologia subaquática para a preservação e conservação do património marinho, para a sua posterior valorização e aproveitamento, com foco na melhoraria da atratividade e promoção do turismo nestas regiões.

Cabo verde é Estado-membro da convenção do Património Cultural Subaquático, e tem primado para a salvaguarda deste património, adotando medidas legais e institucionais para o efeito, nomeadamente, a criação da comissão nacional para salvaguarda do património cultural subaquático, formações de técnicos nacionais, sensibilização das comunidades costeiras, entre outras iniciativas.

Partilhar
Share on email
Share on facebook
Últimas Notícias

IPC e COC assinam protocolo

O Instituto do Património Cultural e o Comitê Olímpico Cabo-verdiano assinaram o protocolo de parceria para a criação do Museu Olímpico Cabo-verdiano visando a salvaguarda