O presidente do Instituto do Património Cultural, Dr. Hamilton Jair Fernandes, e o presidente das Infraestruturas de Cabo Verde, Eng.º Carlos Silva, rubricaram hoje o documento de cedência do quiosque sito em Cidade Velha, Património Mundial.
Pela assinatura do termo de cedência, a ICV, cede ao IPC o quiosque construído no âmbito da Empreitada de Requalificação da via de ligação entre a Sé Catedral e o Forte de São Filipe, no Município de Ribeira Grande de Santiago, para que sirva de ponto de informação turística no circuito turístico da Cidade Velha, Património Mundial.
A partir de então, este estará sob as responsabilidades do Instituto do Património Cultural, e será utilizado único e exclusivamente para fins turístico nomeadamente, como ponto de informação turística, café, restaurante / Bar, e loja para venda de artesanatos e brindes.
Há que salientar que a exploração do referido Circuito Turístico da Cidade Velha, Património Mundial, advém da assinatura de um contrato celebrado entre o Estado de Cabo Verde, representado pelo IPC e a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago e a PROIM-TUR, cuja vigência cessa em Maio de 2021.
Do circuito fazem parte a Fortaleza Real de S. Filipe (compreendendo o monumento histórico centro interpretativo e a loja); Sé Catedral; Zona do Pelourinho (incluindo o restaurante/bar); Igreja de Nossa Senhora do Rosário; Convento de S. Francisco.
O contrato permite ainda à PROIMTUR desenvolver atividades de animação turístico-culturais, venda dos artigos artesanais, realização de atividades turísticos-culturais e de restauração, respeitando sempre as normas de preservação do sítio património mundial.
Finalmente, a construção do quiosque foi financiada pelo Fundo de Sustentabilidade Social do Turismo, no valor de um milhão setecentos e noventa e três mil e duzentos escudos (1793.200).