Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Presidente do IPC apresenta resultados de Cabo Verde do Projeto SOSTURMAC

Presidente do IPC apresenta resultados de Cabo Verde do Projeto SOSTURMAC

O presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes apresentou durante o seminário “Promovendo o turismo sustentável e a preservação do património em Canárias e Cabo Verde” os resultados alcançados por Cabo Verde no âmbito do projeto SOSTURMAC. Com excelentes resultados, o projeto SOSTURMAC, foi co-financiado pelo Programa Europeu INTERREG MAC 2014-2020 e concebido com o objetivo de revalorizar o património natural e arquitetónico das Ilhas Canárias e Cabo Verde, de um ponto de vista energético e ambiental, favorecendo a sua preservação e proporcionando valor acrescentado à sua oferta turística sustentável e cultural. Para o efeito, foram realizadas medidas de preservação, conservação, valorização, promoção e divulgação.

No quadro deste projeto o IPC entrou como parceiro e beneficiário participando ativamente na execução da mesma com realização de várias atividades nomeadamente: Programa “Formar para Conhecer” – (2019):

• Palestra sobre Património Cultural de Cabo Verde e Processo Candidatura da Morna Património Mundial nas escolas do Ensino Básico e Secundário de S. Filipe na ilha do Fogo;

• Atelier de empreendedorismo cultural ministrada as mulheres empreendedoras da na Cidade Velha, Património Mundial;

• Realização de Colónia de féria com as crianças da Cidade Velha Património Mundial. Promoção Turística da Cidade Velha, Património Mundial – (2020):

• Promoção e valorização do património cultural da Cidade Velha, Património Mundial, através da Produção do Catálogo do inventário do património cultural imaterial – Ribeira Grande de Santiago;• Produção do Vídeo promocional Cidade Velha Património Mundial;

• Produção e elaboração da Carta Circuito da Cidade Velha.

Além destas atividades, o Instituto do Património Cultural, apoiou os técnicos/profissionais do projeto SOSTURMAC, na articulação com outras instituições e na execução do projeto GUIA: critérios de intervenção e conservação sustentável do património arquitetónico de Cabo Verde.

IMG_2892

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.