Últimas Notícias

Presidente do IPC apresenta resultados de Cabo Verde do Projeto SOSTURMAC

Presidente do IPC apresenta resultados de Cabo Verde do Projeto SOSTURMAC

O presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes apresentou durante o seminário “Promovendo o turismo sustentável e a preservação do património em Canárias e Cabo Verde” os resultados alcançados por Cabo Verde no âmbito do projeto SOSTURMAC. Com excelentes resultados, o projeto SOSTURMAC, foi co-financiado pelo Programa Europeu INTERREG MAC 2014-2020 e concebido com o objetivo de revalorizar o património natural e arquitetónico das Ilhas Canárias e Cabo Verde, de um ponto de vista energético e ambiental, favorecendo a sua preservação e proporcionando valor acrescentado à sua oferta turística sustentável e cultural. Para o efeito, foram realizadas medidas de preservação, conservação, valorização, promoção e divulgação.

No quadro deste projeto o IPC entrou como parceiro e beneficiário participando ativamente na execução da mesma com realização de várias atividades nomeadamente: Programa “Formar para Conhecer” – (2019):

• Palestra sobre Património Cultural de Cabo Verde e Processo Candidatura da Morna Património Mundial nas escolas do Ensino Básico e Secundário de S. Filipe na ilha do Fogo;

• Atelier de empreendedorismo cultural ministrada as mulheres empreendedoras da na Cidade Velha, Património Mundial;

• Realização de Colónia de féria com as crianças da Cidade Velha Património Mundial. Promoção Turística da Cidade Velha, Património Mundial – (2020):

• Promoção e valorização do património cultural da Cidade Velha, Património Mundial, através da Produção do Catálogo do inventário do património cultural imaterial – Ribeira Grande de Santiago;• Produção do Vídeo promocional Cidade Velha Património Mundial;

• Produção e elaboração da Carta Circuito da Cidade Velha.

Além destas atividades, o Instituto do Património Cultural, apoiou os técnicos/profissionais do projeto SOSTURMAC, na articulação com outras instituições e na execução do projeto GUIA: critérios de intervenção e conservação sustentável do património arquitetónico de Cabo Verde.

IMG_2892

Partilhar
Share on email
Share on facebook
Últimas Notícias