Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Presidente do IPC acompanha visita guiada da Vice-Presidente do Camões Instituto da Cooperação e da Língua à capela Gótica da Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Presidente do IPC acompanha visita guiada da Vice-Presidente do Camões Instituto da Cooperação e da Língua à capela Gótica da Igreja de Nossa Senhora do Rosário

O Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, acompanhado do Coordenador do Gabinete de Gestão da Cidade Velha, Património Mundial, Cláudio Ramos, e pelo Arqt. do IPC Adalberto Tavares, realizou uma visita guiada da vice-presidente do Camões Instituto, Cristina Moniz e sua delegação, à Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Em Cabo Verde para a reunião de consolidação do Programa Estratégico de Cooperação, assinado em 2017 entre Portugal e Cabo Verde, e o início das negociações do novo programa, Cristina Moniz incluiu na sua agenda que contempla a visita a projetos financiados pela Cooperação Portuguesa, a visita à capela gótica.Um financiamento emblemático no domínio da cooperação no setor da Cultura, num valor 50.000 euros (cinquenta mil), e que se realizou no âmbito da reabilitação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Durante a visita foi possível destacar as principais intervenções realizadas durante os trabalhos de restauro, que contou com a cooperação dos técnicos do Instituto Politécnico de Tomar, da Universidade do Aveiro e do CHAM da Universidade Nova de Lisboa.

Intervenções que passaram pelo diagnóstico prévio, correção e consolidação de todas anomalias existentes, reforço estrutural e ainda escavações arqueológicas, no decorrer das quais foram encontradas imagens de santos subterradas e fragmentos de ossos humanos. Moniz mostrou-se bastante satisfeita com os trabalhos realizados durante o restauro da capela gótica, bem como a abertura para a negociação de financiamentos de novos projetos no setor da cultura no quadro do novo programa de cooperação que deverá vigorar no quinquénio 2022-2026.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.